Senado espanhol aprova a destituição do governo da Catalunha

O premiê da Espanha, Mariano Rajoy, durante a sessão do Senado que aprovou o uso do artigo 155

O Senado espanhol aprovou na sexta-feira (27) a intervenção na Catalunha para destituir o governo regional de Carles Puigdemont e convocar eleições antecipadas nos próximos meses.

A decisão foi tomada pouco depois depois de o Parlamento catalão aprovar a criação de uma constituinte para proclamar a independência.

O texto do Senado precisa ser publicado no diário oficial e ser aprovado em definitivo pelo conselho de ministros. A expectativa é de que todo esse procedimento seja cumprido ainda nesta sexta. As informações são da Folha de São Paulo.

A intervenção aprovada pelo Senado se baseia no Artigo 155 da Constituição, sob o qual o Estado pode forçar uma administração regional a cumprir a lei —neste caso, a Catalunha, território que tem insistido em sua independência, considerada ilegal pelo governo central.

Puigdemont poderia ter interrompido o Artigo 155 se tivesse convocado ele mesmo as eleições antecipadas. Havia rumores de que fosse fazer isso na quinta-feira (26), e ele disse ter cogitado o gesto —mas não o fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.