Vereadora Fabielle valoriza cultura em Assú e cria incentivo fiscal para projetos culturais

Projeto de Lei, da vereadora, representa o respeito com nossos artistas

A vereadora Fabielle Bezerra em suas atribuições como vereadora atuante que é, criou recentemente uma lei que valoriza a cultura de Assu e seus poetas e artistas do município. Assú, outrora conhecida como Atenas Norte-Rio Grandense e como Terra dos Poetas, padece hodiernamente de mecanismos de apoio aos empreendedores culturais.

Apesar dos esforços da municipalidade nas últimas décadas em que a cidade passou a contar com novos equipamentos culturais como a Casa da Cultura Sobrado da Baronesa e do CineTeatro Dr. Pedro Amorim, a falta de recursos para o setor é latente e por inúmeras vezes relegam a Cultura ao último plano.

Segundo a vereadora “justifico a proposição do referido Projeto de Lei em nome de Maria Carolina Caldas Wanderley (1876-1954), popularmente conhecida como Sinhazinha Wanderley, além de uma brilhante educadora, uma das mais importantes poetisas da terra também foi musicóloga. Além de denominar uma artéria importante de nossa cidade também foi homenageada em uma praça e uma escola pública. Sempre a frente do seu tempo, é considerada como uma das precursoras do ensino moderno em nosso Município, adotando práticas educativas da chamada “escola nova”.

Este Projeto de Lei, colocará o Município dentre aqueles que possuem alternativas a falta de recursos públicos para apoio aos agentes culturais, colocando Assu de novo no rumo do respeito com nossos artistas. O projeto foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária do dia 31/10/2017 e ontem na sua segunda sessão ordinária, foi aprovado com unanimidade no plenário da câmara.

Esse projeto pioneiro valorizará a cultura e inúmeros artistas da terra, que pertencem aos mais variados setores culturais, como cantores, poetas, artesãos, grupos de teatro, fotógrafos renomados nacionalmente e artistas plásticos.

“Valorizar a cultura também é conhecer e reconhecer aqueles que a edificaram e continuam a edificar a história da nossa cidade, suas raízes e seu legado, e é pensando nisso que o nosso mandato tem essa responsabilidade social e cultural de criar mecanismos de valorização a cultura local com compromisso e transparência, hoje com a aprovação do projeto em sua totalidade, Assu já pode e deve se orgulhar de ser conhecida como a Atenas Norte Rio Grandense, finaliza a Vereadora.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.