Vereadora Fabielle apoia a Conscientização do Autismo em Assú

A imagem pode conter: 5 pessoas

Nesta segunda feira, dia 02 de abril é celebrado anualmente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtornos do espectro autista (TEA), que reúne quatro desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância: transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS), e Síndrome de Asperger.

 Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares ainda são grandes. A maior delas, segundo especialistas, é o preconceito. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que, atualmente, a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico positivo para autismo.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 38,5 milhões de crianças de 0 a 13 anos. Ao aplicar o índice da Opas, dessas, cerca de 241 mil seriam autistas. A estimativa, contudo, é que o número seja ainda maior. Estudiosos acreditam que esse número pode chegar a 2 milhões de brasileiros. A causa para a discrepância dos dois dados é a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No dia 01 de abril aconteceu na Câmara Municipal de Assu, a abertura da Semana de Conscientização sobre o Autismo, homenageando, na oportunidade, a APAE, por seus 21 anos de atuação na cidade, que apesar de todas as dificuldades, conta com profissionais e voluntários engajados nessa causa. Informações da Assessoria

Na manhã de ontem (02), a vereadora Fabielle Bezerra participou da Caminhada em Comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Segundo a vereadora “foi um momento compartilhando das boas energias de nossa gente a luta pelo respeito à diversidade e singularidades humanas. A caminhada, que integra as atividades da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, foi um sucesso! Lindo ver o nosso povo se envolvendo e encaixando as peças de uma sociedade comprometida com todas as pessoas! Hoje, dia mundial de Conscientização sobre o Autismo, é também um momento oportuno para celebrarmos as conquistas de nossa gente na defesa da diversidade humana. “

A vereadora ressalta “como é bom nos sentirmos com a sensação de dever cumprindo e de podermos, através do nosso trabalho, contribuir com a felicidade do outro, na medida em que lutamos pela garantia de direitos… Diante da Câmara lotada, percebemos o quanto nosso mandato tem alcançado as pessoas, com credibilidade e respeito. Muito obrigada a todos os que possibilitaram e estiveram presentes nessa noite histórica! Sigamos certos de que, apenas de mãos dadas, faremos o melhor por Assú e pelos assuenses. ”

No ano passado, por propositura do mandato da vereadora, foram sancionadas as leis n. 631 e 632, importantes avanços no cuidado com pessoas que vivem o transtorno do espectro autista (TEA), fruto de um diálogo perene com a FRENCAD e a sociedade assuense.

 Efetivando a lei n. 631, foi vivenciado, desde ontem, a Semana de Conscientização sobre o Autismo, cujo calendário segue anexo, permitindo-nos compreender as singularidades Humanas no contexto da inclusão e da busca da justiça social. “Sigamos sempre dispostos a amar sem medidas… Lembremo-nos, assim como diz Jéssica Del Carmen Pérez: “As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus vôos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar. ” Lutaremos por esse direito até o fim, finaliza a vereadora.

A vereadora Fabielle abraça a causa do TEA, e é exemplo de luta, engajamento e compromisso, cumprindo e reafirmando seus compromissos de campanha, a mesma foi eleita a mais bem votada no último pleito, é conhecida e respeitada por ser uma militante das causas sociais, e que se diferencia diante do cenário político que vivenciamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.