Veja que candidato tem a maior aliança em cada capital do Brasil

Os candidatos a prefeito que representam a situação conseguiram formar as coligações de maior densidade partidária para a disputa da eleição municipal deste ano em 15 das 26 capitais do país. O levantamento do GLOBO, que inclui prefeitos que tentam a reeleição e candidatos apoiados pelo atual mandatário, considerou o número de deputados federais eleitos por cada partido em 2018 para calcular o peso da aliança. O critério é o principal fator seguido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao distribuir fatias do fundo de financiamento de campanha e o tempo de propaganda em rádio e TV. (Veja o infográfico)

Para especialistas e dirigentes partidários, a atenção despertada por gestores locais em meio ao combate à pandemia do coronavírus e ao fim das coligações em chapas de vereadores ampliaram a histórica tendência de maior apoio partidário aos titulares das administrações municipais. Dos 13 prefeitos que tentam a reeleição neste ano, dez conseguiram agrupar a maior aliança em suas cidades.

Já nas outras 13 capitais onde o prefeito não pode tentar a reeleição, cinco viram o nome apontado como sucessor formar a coligação de maior peso. Estão nesse caso os três candidatos que montaram as maiores alianças no país: Bruno Reis (DEM), em Salvador, José Sarto Nogueira (PDT), em Fortaleza, e João Campos (PSB), em Recife. Os três buscam o primeiro mandato à frente dessas capitais e representam projetos fundamentais para as pretensões de suas siglas no plano nacional.

Extra Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.