TSE cassa aqueles que vão contra a democracia, diz ministro Herman Benjamin

Durante o julgamento da processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, e o relator da ação, Herman Benjamin, tiveram um momento de divergência em relação ao papel da Justiça Eleitoral.

A polêmica começou quando Mendes afirmou que que visitantes estrangeiros, quando apresentados ao número de cassações no Brasil, comentam que “há mais cassações que na ditadura”. Herman rebateu, dizendo que não é possível comparar a situação atual com a de ditaduras.

— As ditaduras cassavam e cassam quem defende a democracia, o TSE cassa aqueles que vão contra a democracia. Acho que há uma enorme diferença — ressaltou o relator. as informações são de O Globo.

Em resposta, Mendes disse que é preciso ser “moderado nos pressupostos de cassação”.

— Até porque está é uma intervenção indevida no processo democrático eleitoral e nós temos que ser cuidadosos nisso — afirmou.

Benjamin, por outro lado, destacou que esse cuidado também é necessário para corrigir irregularidades:

— Nós temos que ser cuidadosos em tudo que diz respeito à soberania do voto popular, tanto para resguardá-lo, quanto para impugná-lo quando ele está eivado de irregularidades — disse o relator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.