Trump anuncia saída dos EUA do acordo nuclear do Irã

Trump mostra sua assinatura em memorando presidencial que retira os EUA do acordo nuclear com o Irã

A despeito de esforços e clamores contrários, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (8) a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã, firmado em 2015 entre sete países0

A histórica decisão tem o potencial de desestabilizar o equilíbrio político no Oriente Médio, abrindo a “caixa de Pandora”, como afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron.

“Poderia haver uma guerra”, disse Macron, na semana passada. Ele foi um dos que tentaram demover o americano da retirada, sem sucesso, segundo a Folha de São Paulo.

Trump, porém, declarou que considera o acordo “desastroso” e “uma grande ficção”, e acusou o Irã de ser “o principal Estado patrocinador do terrorismo”, dando apoio a grupos como o Hamas, Hizbullah, Taleban e a Al Qaeda.

“Se permitirmos que esse acordo prossiga, em breve haverá uma corrida armamentista nuclear no Oriente Médio”, afirmou o americano.

A retirada dos EUA não significa que o pacto, cujo objetivo é frear o programa nuclear do Irã, tenha se extinguido. Líderes dos outros seis países que integram o combinado devem reiterar sua permanência e traçar novas estratégias para lidar com a ameaça nuclear iraniana.

Até mesmo Trump afirmou estar “pronto e aberto” às tratativas para um novo acordo.

Mas o principal temor é que o regime de Hassan Rouhani retome seu programa nuclear e que haja retaliações por parte de outros países, como Israel, o que pode provocar uma nova guerra na região.

O iraniano alertou nesta semana que os EUA teriam um “arrependimento histórico” caso decidissem deixar o pacto. Já o premiê israelense Binyamin Netanyahu fez uma apresentação recente em que acusou o Irã de ter “mentido, e muito” sobre seu arsenal de armas nucleares, e de ter expandido o programa após a assinatura do pacto.

acordo, firmado entre EUA, Irã, França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia, impôs limites ao programa nuclear do Irã. Como contrapartida, sanções econômicas impostas ao país foram aliviadas, rompendo um isolamento de décadas entre Teerã e o Ocidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.