Sessão solene na Assembleia Legislativa marca 100 anos do Seminário de São Pedro

O Seminário de São Pedro completa seu primeiro centenário em 2019. Para celebrar a data, foi realizada nesta segunda-feira (04) uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando foram homenageados nomes de destaque na Igreja potiguar ou que fizeram parte da história da instituição. O evento foi proposto pelos deputados Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente do Legislativo, e Cristiane Dantas (SDD).

“Não poderíamos deixar de reconhecer e de enaltecer o Centenário dessa Casa Religiosa, por onde já passaram, aprenderam e se formaram tantos ilustres religiosos que dignificam o Rio Grande do Norte. Além do mais, faz-se necessário conservar a memória e refletir sobre a trajetória percorrida até o momento”, disse Ezequiel em seu discurso.

O deputado enfatizou a importância da Igreja Católica para a sociedade, instituição que tem “uma história de respeito mútuo” com o Estado brasileiro e de “parceria em muitas ações que buscam combater as desigualdades, promover a justiça social e a dignidade humana”. “A cooperação entre Igreja Católica e Estado continua a se fazer presente para a construção de um país mais justo econômica e socialmente”, completou o parlamentar.

Coube ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, falar em nome dos homenageados. “Celebrar esta data é comemorar e agradecer pela importância das raízes da nossa vocação e valoriza-la pelo que é, um dom precioso de Deus. Com frequência, acontece que urgências do cotidiano nos impedem de apreciar este tesouro que nos foi confiado. E terminamos por acostumarmos com isso sem conferir-lhe a devida importância. Assim vivemos este momento tão importante que passa para os anais da história desta Casa e de toda a arquidiocese”, disse.

A sessão solene contou com as presenças dos deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Hermano Morais, José Dias (PSDB), Vivaldo Costa (PSD), Ubaldo Fernandes (PL), Kleber Rodrigues (Avante), Isolda Dantas (PT), Souza Neto, e Francisco do PT. Também estiveram presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Poti Júnior, e a secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Oliveira, e o atual reitor do Seminário São Pedro, José Nogueira do Nascimento.

O evento ainda contou com a participação do diretor-geral da Assembleia, Augusto Viveiros, o diretor da Presidência da Assembleia, Fernando Rezende, e a chefe de gabinete da Presidência, Larissa Rosado.

A criação do Seminário de São Pedro se deu oficialmente em 15 de fevereiro de 1919 com o 2º bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. Sua primeira turma contava com 12 alunos no Colégio Santo Antônio, ao lado da Igreja.

Confira abaixo os nomes que foram homenageados pela Assembleia na solenidade:

1. Dom Jaime Vieira Rocha (ex-aluno e ex-reitor do Seminário, foi Bispo de Caicó, Bispo de Capina Grande e é atual Arcebispo Metropolitano de Natal)
2. Dom Heitor de Araújo Sales (ex-aluno, foi Bispo de Caicó e é Arcebispo Emérito de Natal)
3. Dom Matias Patrício de Macedo (ex-aluno, foi Bispo de Cajazeiras, Bispo de Capina Grande e é Arcebispo Emérito de Natal)
4. Dom Francisco Canindé Palhano (ex-aluno, ex-reitor do Seminário, foi Bispo de Bonfim-BA, é atual Bispo de Petrolina – PE)
5. Dom Edilson Soares Nobre (ex-aluno, atual Bispo de Oeiras – PI)
6. Dom Antônio Carlos Cruz Santos – (Bispo Diocesano de Caicó – membro da Província
Eclesiástica de Natal)
7. Dom Mariano Manzana – (Bispo Diocesano de Mossoró – membro da Província Eclesiástica de Natal)
8. Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento (Reitor no período de 1998-2005 e atual Reitor)
9. Mons. Lucilo Alves Machado (ex-aluno e ex-reitor mais antigo, sacerdote mais experiente em idade. Na sua pessoa, homenageamos também Mons. Alfredo Pegado
(Primeiro reitor do Seminário no período de 1919 – 1924)
10. Pe. Robson Paulo de Oliveira (ex-aluno padre mais jovem)
11. Pe. Elielson Cassimiro de Almeida (ex- reitor no ano de 2011)
12. Maria Dulce Vilar (Grupo de Amigas do Seminário)
13. Iracema Lopes Mattos (Atual coordenadora do Grupo de Amigas do Seminário)
14. Daliana Maria Souza Peres (Coordenadora do Grupo das Madrinhas do Seminário)
15. Aluísio Alberto Dantas (Ecônomo do Seminário – homenagem pessoal e representando professores e funcionários da Instituição)
16. Manoel de Medeiros Brito (homenagem pessoal como ex-aluno e representando todos os ex-alunos leigos)
HOMENAGENS PÓSTUMAS
17. Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas (póstuma – construiu o prédio do Seminário da Campos Sales na década de 30)
18. Dom Eugenio de Araújo Sales (ex-aluno, Bispo-Auxiliar de Natal, Arcebispo de Salvador e do Rio de Janeiro, e Cardeal da Santa Igreja)
19. Dom Nivaldo Monte (ex-aluno Arcebispo de Natal)
20. Dom Alair Vilar Fernandes de Melo (ex-aluno e Arcebispo Emérito de Natal)
21. Dom Antônio Soares Costa (ex-aluno e Bispo-Auxiliar de Natal e Bispo diocesano de Caruaru)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.