Sessão solene na Assembleia Legislativa celebra os 60 anos da APAE Natal

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou, nesta quarta-feira (27), os 60 anos da Fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Natal. Proposta pelo deputado Hermano Morais, a solenidade foi realizada no Plenário da Casa e contou com a apresentação do coral, Encantando Vozes, formado por alunos da APAE.

“Ter a oportunidade de celebrar, junto com todos e com cada um de vocês, a trajetória de uma instituição tão fidedigna e de extrema relevância na vida de incontáveis famílias potiguares, ao longo de seis décadas é, realmente, um presente de Deus”, disse Hermano Morais que destacou ainda o pioneirismo da APAE Natal. “A APAE Natal, que é referência para as outras 16 APAES do Rio Grande do Norte e é, também, referência nacional pela excelência dos serviços prestados, é a pioneira no nosso Estado e uma das primeiras APAES do Brasil. E essa história começou a ser escrita no dia 31 de outubro de 1959, graças ao Clube de Pais e Mestres da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho”.

Hoje, a APAE Natal tem 550 matriculados que recebem, de forma gratuita, atendimentos diversos de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, audiometria, hidroterapia, odontologia, neurologia, ortopedia, psicomotricidade, psicopedagogia, nutrição e psicologia, além de atendimento educacional especializado e projetos específicos que envolvem música, atividades físicas, informática e artes. “Ver a forma como todos os assistidos e suas famílias são tratados, fortalecendo os seus direitos e respeitando suas diferenças e individualidades, é muito mais que inspirador; é lição de vida e de amor ao próximo. É dar, sem esperar receber, mas, mesmo assim, receber muito: sorrisos largos, abraços apertados e gratidão sem fim”, destacou o deputado estadual Hermano Morais.

O presidente da Associação, Dr. Murilo Barros, falou em nome dos homenageados. “A chegada de um membro da família com deficiência pode causar um impacto negativo, por isso o trabalho que fazemos ao longo desses 60 anos abrange o atendimento e adaptação das famílias. Nosso dever além de atender às necessidades de nossas crianças é tentarmos inseri-las na sociedade”, explicou o diretor da Associação.

Dr. Murilo Barros agradeceu ao deputado Hermano Morais pelo apoio e pela homenagem. “O apoio, a participação social, o estímulo de todos é muito importante para as nossas crianças e esse momento traduz toda a nossa satisfação. Em nome das nossas 550 crianças eu agradeço à Assembleia Legislativa por essa homenagem”, ressaltou Murilo Barros.

Estiveram presentes na sessão solene pais e alunos da Associação, a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), além da ex-deputada estadual, Marcia Maia; o secretário adjunto da SEMTAS, Marx Helder Fernandes; o vereador Robson Carvalho e o Dr. Antônio Souza, representando o Tribunal de contas do Estado.

Homenageados

Helson Benévolo Xavier Filho (In memoriam)
Wilma Maria de Faria (In memoriam)
Maria Alzira Correia da Silva
Murilo Barros
Suely de Andrade Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.