Secretaria de Saúde investiga ‘festa de aniversário’ dentro de ala de Covid em UPA de Mossoró; vídeo mostra paciente soprando velas de bolo

Paciente segura bolo com velas dentro de ala de Covid-19 em UPA de Mossoró, RN — Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Mossoró, no Oeste potiguar abriu uma investigação para apurar as circunstâncias de uma festa de aniversário que aconteceu dentro de uma ala cheia de pacientes com Covid-19 no município.

O caso aconteceu na Unidade Pronto-Atendimento do bairro Belo Horizonte no último final de semana, foi filmado e compartilhado nas redes sociais.

O vídeo mostra várias pessoas entrando na sala de uma unidade de saúde com um bolo cheio de velas. Elas cantam “parabéns” para um paciente de 57 anos que está com uma máscara de oxigênio.

Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas. Uma profissional de saúde diz que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido pelos diabéticos. A prefeitura confirmou que o homem era paciente de Covid-19.

Além da possibilidade de contaminação, apontada por vários internautas, as velas, com fogo, ficam bem próximas a equipamentos médicos com oxigênio, que é inflamável. A secretaria municipal confirmou que o fogo no local representava um risco.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biosegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais”, informou a pasta.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró afirmou que, pelo apurado até o momento, a festa foi iniciativa da esposa do paciente “com a participação da equipe”. A pasta também afirmou que o bolo não foi partido no local, mas devolvido à esposa do paciente.

Ainda de acordo com a pasta, os funcionários foram advertidos e o processo administrativo aberto.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.