RN tem 81 pessoas na fila de espera por UTI de Covid-19

Leitos abertos no Hospital João Machado, em Natal. — Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte tem 81 pessoas na fila por uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19, na manhã desta segunda-feira (24).

A média móvel de pedidos por internação chegou a 130 no estado, neste domingo (23) – número igual a 14 de maio – e o maior desde o início da pandemia.

Os dados são do sistema Regula RN – usado na administração de leitos públicos no estado. A taxa de ocupação de leitos era de 100% nas regiões Oeste e Seridó e de 96,3% na região metropolitana de Natal. A média estadual era de 97,7%.

Segundo os dados registrados pelo sistema por volta das 7h30, em todo o estado, 22 hospitais estavam com todos os seus leitos para Covid-19 ocupados.

Apenas 4 unidades ainda contavam com leitos, mas a maioria delas são vagas específicas, como as infantis e voltadas para mulheres grávidas.

Desde o início de maio, o sistema registra 62 cancelamentos de pedidos de internação por Covid-19 por óbito. Ou seja, são pessoas que morreram antes de ter acesso a uma UTI.

Das 81 pessoas na fila, 40 estavam na região Oeste e 41 na região metropolitana de Natal. Havia apenas 9 vagas disponíveis, mas todas na região metropolitana.

O estado tem 416 leitos de UTI na rede pública, sendo que 23 estão bloqueados por motivos como falta de insumos, kits de intubação, equipamentos, além de manutenção.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.