RN deve receber 15,6 mil doses de CoronaVac neste sábado (8), mas número só atende 17% das pessoas com 2ª dose atrasada

Estoque de CoronaVac acaba em Fortaleza e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante será interrompida nesta sexta-feira (30).  — Foto: Instituto Butantan/Divulgação

O Rio Grande do Norte vai receber neste sábado (8) um novo carregamento de vacinas contra a Covid-19, segundo comunicou a Secretaria Estadual de Saúde. O lote conta com 15,6 mil doses de Coronavac, porém o número é insuficiente para cobrir a quantidade de pessoas que necessitam do reforço da imunização com a segunda dose.

Segundo levantamento do próprio governo, há 87 mil pessoas estão com a segunda dose do imunizante atrasada em todo o estado, portanto o lote só deverá atender 17,9% do público. Ainda de acordo com a Sesap, as vacinas são indicadas como segunda dose para idosos e membros das forças de segurança.

A aplicação da segunda dose de CoronaVac foi suspensa nesta semana em NatalParnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante por falta de vacinas.

Ao todo, o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na plataforma RN+ Vacina esta semana aponta que 87.098 potiguares estão com doses em atraso. Destes casos, 26.353 são por conta de doses não enviadas pelo Ministério da Saúde e por frascos que chegaram ao RN com menos doses do que o indicado. “O novo lote sequer cobre estas duas situações em específico”, informou a pasta.

“Esses dados foram encaminhados conjuntamente pela Sesap e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) ao Ministério da Saúde, requisitando o quantitativo necessário para eliminar os atrasos na vacinação contra a Covid-19 em solo potiguar. O pedido foi feito pois é necessário concluir o esquema de vacinação o mais breve possível, mantendo assim a eficácia do imunizante e garantindo a proteção da população contra a Covid-19”, disse a Sesap.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.