PSOL e Rede pedem cassação de Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel

O PSOL e a Rede protocolaram, nesta quinta-feira, uma representação contra o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) no Conselho de Ética da Câmara. No documento, as legendas solicitam a cassação do mandato parlamentar do irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Para embasar o pedido, as siglas utilizaram dados coletados pela Polícia Federal (PF) na apreensão das malas com R$ 51 milhões de reais em um “bunker” posteriormente atribuído à família Vieira Lima e denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado.

De acordo com o documento, Lúcio Vieira Lima cometeu os crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, corrupção e peculato. Assim, PSOL e Rede avaliam que o peemedebista feriu o Código de Ética do Legislativo e deve ter suas prerrogativas de parlamentar vetadas. As informações são de O Globo.

“De acordo com a denúncia da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o deputado Lúcio Vieira Lima praticou, durante o exercício do atual mandato parlamentar, os crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato. Ademais, o dinheiro sujo tinha origem, além do peculato, em graves crimes de corrupção. As graves denúncias, além de constituírem prática de atividades ilícitas pelo Representado, caracterizam, por si, condutas incompatíveis com a ética e o decoro parlamentar”, enfatizaram na representação entregue ao Conselho de Ética.

A decisão tomada na última quarta-feira pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) indenização com o mesmo valor apreendido nas malas encontradas pela PF – R$ 51 milhões – por danos morais coletivos, além da perda dos bens da família Vieira Lima e suas empresas, também foi citada na representação.

Ainda durante as investigações, foi encontrada uma fatura de pagamento feito à emprega do deputado no “bunker”. Além disso, testemunhas afirmaram à Polícia Federal (PF) durante depoimento – o dono do imóvel onde o dinheiro foi apreendido e a administradora do condomínio – que Lúcio Vieira Lima mantinha uma cópia da chave do local.

“O Deputado Lúcio Vieira Lima não apenas praticou graves crimes, como o fez de modo associado com assessores parlamentares […], conspurcando ainda mais a função e a imagem de serviço público de cada mandato parlamentar exercido nesta Casa, e inclusive de seu corpo técnico”, afirma o texto.

No último dia 5, tanto Lúcio Vieira Lima quanto seu irmão e sua mãe, Marluce Vieira Lima, foram denunciados pela PGR por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Dodge também recomendou ao Supremo a perda do mandato parlamentar de Lúcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.