PSDB adia qualquer decisão sobre governo Temer e novo presidente do partido

A ordem na cúpula do PSDB é deixar a espuma assentar e jogar para a segunda quinzena de agosto, na segunda semana após a volta do recesso, qualquer discussão sobre apoio ao governo, posição do partido na votação sobre autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar o presidente Michel Temer e até mesmo uma reunião do Diretório Nacional para eleger uma nova Executiva Nacional e referendar o senador Tasso Jereissatti (CE) como presidente de fato do partido no lugar do senador afastado Aécio Neves. A denúncia contra Temer não deverá provocar qualquer movimento do PSDB nesse momento.

Tasso passou o final de semana em São Paulo reunido com o presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso; com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e outros dirigentes do partido. Todas as reuniões foram adiadas sem data para acontecer e hoje Alckmin já deu declarações defendendo a manutenção do apoio a Temer e que haja um posicionamento oficial do partido em relação à votação da denúncia na Câmara. As informações são de O Globo.

– Ficou tudo para depois do recesso. A ordem é deixar a poeira assentar. Um partido do tamanho do nosso, com as lideranças e a capilaridade que tem, vai pipocar posição diferente para todo lado. Fernando Henrique fala uma coisa, Alckmin outra, os cabeças pretas outra, mas o importante é o acerto final, uma decisão coletiva que não provoque a divisão do partido. É preciso que haja uma decisão majoritária para que os minoritários acatem – disse um dos integrantes da Executiva nacional do PSDB.

O comando do PSDB avalia que, pelo rito que deverá ser adotado pelo STF, será dado um prazo de 15 dias para que Temer faça sua defesa. Portanto a denúncia só chegaria á Câmara uns dois dias antes do recesso, o que inviabilizará qualquer decisão, seja na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seja de reposicionamento do apoio ao governo.

– É a primeira semana depois da volta do recesso, é de retomada de posição, ninguém decide nada. Então a Executiva nacional do PSDB só deverá retomar essas discussões depois da segunda quinzena de agosto – disse o dirigente tucano.

Sobre o consenso que há sobre a necessidade de afastar Aécio da presidência do PSDB, na volta , em agosto, o Diretório Nacional pode se reunir para renovar sua composição, efetivando Tasso no comando.

– Essa ideia de antecipação da convenção para trocar os comandos regionais e municipais morreu. Vai desarranjar tudo agora para daqui um ano trocar tudo de novo? Se for o caso o Diretório Nacional se reúne e renova a Executiva para dar legitimidade a Tasso – disse o tucano da Executiva Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.