Protestos de apoiadores e opositores devem marcar 1º dia de Lula em MG

protesto ipatinga

O primeiro dia da Caravana do ex-presidente Lula (PT) por Minas Gerais deverá ser marcado por manifestações nesta segunda-feira (23) em Ipatinga, no Vale do Aço. A previsão é de grande presença de apoiadores do político na praça dos Três Poderes, mas também de atos dos opositores, que prometem fazer barulho no mesmo local onde o petista estará.

Nas redes sociais, os grupos “NasRuas” e “Direita Minas” estão convocando manifestantes de várias cidades da região para repudiar a presença do ex-presidente. O primeiro deles planeja fazer uma carreata que sairá de Coronel Fabriciano até a cidade onde o político dará o pontapé inicial da caravana, que passará por 12 municípios mineiros e será finalizada em Belo Horizonte.

Já o grupo “Direita Minas” marcou a concentração para as 16h30 na praça 1º de Maio, onde se encontrarão com os demais grupos opositores do PT. “Venha repudiar a presença do maior ladrão do Brasil em nossa região”, diz a convocação para o ato. Confira o vídeo de convocação para a manifestação: As informações são de O Tempo.

O início da Caravana Lula pelo Brasil em Minas Gerais está marcado para 18h, sendo que antes Lula visitará, ainda em Ipatinga, o viveiro de mudas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A segunda cidade visitada pelo ex-presidente será Governador Valadares, na região do Rio Doce. O petista ainda passará por municípios do Jequitinhonha, Mucuri e Norte do Estado antes de chegar à capital mineira para o encerramento com um grande ato na praça da Estação, no dia 30.

O vice-presidente do PT, Márcio Macedo, afirmou que a escolha das cidades foi feita pelo próprio Lula, e o critério da decisão se baseou nas necessidades de cada região.

“A escolha do Vale do Aço foi em função do desmonte que o país está vivendo com a crise da siderurgia. A região do Rio Doce por ter sido palco de uma das tragédias mais dolorosas do nosso país, que foi o desastre de Mariana. O Vale do Mucuri é uma região com características climáticas que castigam a região. O Vale do Jequitinhonha é onde você pode observar a força dos programas sociais e o que faz a falta deles. O Norte de Minas traz um debate rico sobre desenvolvimento regional, e BH, talvez, seja uma síntese de todas as Minas Gerais”, disse.

Márcio Macedo contou que a caravana voltará ao Estado, provavelmente no início do ano que vem, para visitar as outras regiões. “Lula compreende a importância de Minas como segundo Estado com maior número de eleitores”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.