Projeto oferece apoio terapêutico a pessoas com transtorno mental grave e seus familiares

Iniciativa complementa os serviços públicos voltados à saúde mental

Pessoas que vivem com transtornos mentais graves carecem de tratamento adequado. Visando a melhora da qualidade de vida, um projeto oferece apoio terapêutico gratuito a elas e seus familiares, em Natal.

Intitulada “Grupo Viva”, a iniciativa consiste em um projeto de extensão do curso de Psicologia da UnP e promove momentos semanais, desde 2013, com os pacientes. Os encontros ocorrem no Serviço Integrado de Psicologia (SIP), da Unidade Roberto Freire.

Nos encontros, os universitários, coordenados pela professora doutora Aparecida França, desenvolvem atividades como psicoterapia, grupo terapêutico, acompanhamento terapêutico, além de oficinas variadas, promovendo um espaço de cuidado, acolhimento e interação social, cujo foco principal é estimular a autonomia da pessoa e sua reabilitação psicossocial.

Para 2022, o Grupo Viva já prepara a abertura de inscrições de novos participantes. Para se inscrever no projeto, basta comparecer ao SIP, a partir do dia 23 de março, sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 16h. Não há exigência de encaminhamento médico e a necessidade de acompanhamento pode surgir de demanda espontânea. Para esses casos, a equipe da UnP submete os interessados a avaliação psicológica. Para mais informações, ligue: (84) 3216-8607.

Transtornos mentais

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais graves são definidos como “um grupo de condições que incluem depressão moderada a grave, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros distúrbios psicóticos”. Para a docente Aparecida França, o trabalho de acompanhamento a pessoas com transtorno mental grave implica no desenvolvimento de uma prática que só pode acontecer em hospitais psiquiátricos e rede substitutiva como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Entretanto, nem sempre há vagas para todos.

“Por isso, nosso trabalho é de suma importância para a comunidade, uma vez que representa uma alternativa de acompanhamento para quem não consegue atendimento pelo serviço de saúde pública. Trata-se de um acompanhamento que ultrapassa o atendimento individual psicoterápico, proporcionando intervenções em grupos terapêuticos de fala, oficinas terapêuticas, passeios coletivos, acompanhamento terapêutico (AT), visitas domiciliares e, sobretudo, o acompanhamento conjunto com a família”, orgulha-se a professora.

O Grupo Viva já promoveu eventos como a Balada Inclusiva, com muita música e diversão, e a oficina gastronômica Viva Chef, em que os participantes aprenderam de forma prática a fazer pizza.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.