Professores de Natal entram em greve

Professores de Natal aprovaram deflagração de greve em assembleia na quarta-feira (21). (Foto: Lenilton Lima/ Sinte)

Os professores da rede municipal de Natal deflagraram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na quarta-feira (21), reivindicando a correção de 6,81% do piso salarial de 2018. Em nota, a categoria afirma que além, do reajuste salarial, reivindica melhorias nas condições de trabalho e reformas nas escolas  e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Os docentes afirmaram ainda que tentaram negociar com a Secretaria Municipal de Educação (SME) desde outubro do ano passado, mas teve pedidos de audiência negados até a semana passada, quando na quarta-feira (14) foi realizada a primeira tratativa entre o Sindicato e a Secretaria.

No entanto, de acordo com a categoria, a SME não apresentou propostas de pagamento e justificou que o Executivo está impedido de conceder aumentos salariais devido ao Termo de Ajustamento de Gestão, assinado junto ao Tribunal de Contas no ano passado. As informações são da Tribuna do Norte.

;Em vídeo divulgado nas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Justina Iva, informou que o Executivo se compromete em implantar a correção salarial assim que o limite de gastos com pessoal do Município estiver de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O reajuste deve ser implantado de forma retroativa  e sem diferenciação entre servidores ativos e inativos.

A secretária também se comprometeu em dar encaminhamentos sobre pautas que dizem respeito aos planos de carreira da categoria e afirmou que o prefeito Carlos Eduardo estava disposto a marcar uma reunião com representantes dos professores e tentar chegar a um acordo. “Pedimos a você que é considerado e respeitado pela Prefeitura, que assuma o compromisso conosco de não paralisar as aulas, de não aderir a greve porque isso penaliza sobretudo famílias e alunos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.