Presidente do PCdoB diz que Lula não é candidato a presidente

Resultado de imagem para presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE).

Em reunião no diretório nacional na última sexta-feira (20), a presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), indicou que o desejo do partido seria uma unidade da esquerda, com PT, PDT e PSB. Essa união, porém, estaria complicada, neste momento, pela indefinição da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sempre uniu os partidos nas eleições anteriores.

“O que ocorre? Uma coisa é você ter Lula. Lula candidato a presidente da República não dá para ninguém, é todo mundo se juntar e a gente fazer um bom debate. Mas acontece que não é Lula o candidato. Será um candidato do PT”, disse. A fala de Luciana aconteceu um dia após reunião entre dirigentes do PT e do PCdoB em São Paulo a respeito da eleição nacional.

Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula, atualmente, está inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. O PT, porém, sustenta que irá registrá-lo como seu candidato ao Planalto em 15 de agosto e que lutará pela elegibilidade de Lula até quando for possível. Nathan Lopes – UOL, em São Paulo

Sobre esse ponto, a presidente do PCdoB diz que “essa tática de levar a candidatura de Lula até as últimas consequências é de altíssimo risco”.

Para Luciana, deveria haver, por parte do PT, compreensão de que, “para a elite, enfrentar Lula é uma coisa, mas enfrentar o PT não é, assim, enfrentar Lula”.

O PT, que lançará Lula ao Planalto, tem procurado aliança com o PCdoB, de Manuela

“Quando você tira Lula da cena, não quer dizer que os votos vão para o candidato do PT. Tanto é que uma turma vai para Marina [Silva, da Rede]. Até para Bolsonaro [deputado federal pelo PSL] vai”, avalia Luciana.

O PCdoB apoiou o PT em todas as eleições presidenciais desde 1989, mas, neste ano, tem sua própria pré-candidata, a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS). “A tendência principal nossa é a manutenção da candidatura porque a dispersão das nossas forças prevalece”, diz Luciana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.