Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro vai assumir o BNDES

Paulo Rabello assume no lugar de Maria Silvia - Dida Sampaio/Estadão

O presidente Michel Temer escolheu o economista Paulo Rabello de Castro, que estava a frente do IBGE, para assumir o comando do BNDES. Rabello vai substituir Maria Sílvia que entregou o cargo na tarde de hoje. Ontem Rabello se reuniu com Temer em agenda oficial no Palácio do Planalto.

A decisão dela de deixar o Banco por motivos pessoais pegou o presidente Michel Temer de surpresa. Ela veio pessoalmente conversar com Michel Temer.

Em março, a Coluna revelou que empresários se reuniram em São Paulo para criticar Maria Silvia para Temer. Foi dito que sob a gestão da executiva o banco está inoperante, fechado para tudo e para todos. “É um time que não conhece a máquina. Só anda lá o Bê-a-Bá”, resumiu um empresário. Segundo o relato de um dos presentes, Temer disse que já havia recebido reclamações e que, diante da contundência das queixas, vai chamar a executiva para resolver as pendências.

Após o jantar com o presidente, um empresário comentou que a única forma de “resolver pendências” é trocar a presidente do BNDES. À época eram duas as queixas: 1) pedidos de financiamento vultosos e 2) a executiva não recebe empresários. Temer ouviu o relato de que um grande industrial tenta há quatro meses falar com Maria Silvia. Foi orientado a procurar três diretores antes. Um deles agendou o encontro para um mês depois.

Nos últimos dias a informação de bastidores era que Moreira Franco (Secretaria-Geral) buscava um nome para substitui-la no mercado. E isso a teria irritado.

Na noite de quarta-feira, 24, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez a leitura do requerimento para a instalação da CPI do BNDES. O banco será investigado por senadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.