Prefeitura do Natal apresenta plano de imunização; idosos e trabalhadores da saúde são prioridade em 1ª fase

A Prefeitura do Natal apresentou, nesta quinta-feira (14) o seu plano municipal de imunização contra a Covid-19. No documento, o executivo municipal dividiu a vacinação inicial em três etapas, com prioridade para idosos, pessoas do grupo de risco, trabalhadores da saúde e população indígena.

“Fui informado que essa vacina deverá chegar aqui até o dia 20. Hoje o Ministério da Saúde deve estar recebendo um lote de vacinas que devem ser distribuídas. E inicialmente seriam distribuídas pelas capitais e sendo assim, Natal está entre elas”, disse Álvaro Dias. A data não está confirmada, no entanto, trata-se de uma previsão.

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, e outros membros da prefeitura.

A ideia da Prefeitura do Natal é utilizar espaços comuns da capital potiguar para operacionalizar a aplicação da vacina. Espaços como a Arena das Dunas, Ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes, largo do shopping Via Direta, Cemure, e um espaço a ser definido na Via Costeira. “Esses locais estão prontos e preparados para funcionar em sistema de Drive Thru”, comentou Álvaro Dias.

Segundo o Plano Municipal de Imunização, a primeira fase vai atingir público de mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizados e população indígena, além dos profissionais de saúde. A segunda fase será para pessoas de 60 a 74 anos. Por fim, a terceira fase será para pessoas com comorbidades.

O município também definiu o plano logístico para armazenar as vacinas que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde. “Articulada às ações do NAI, existe a Rede de Frio de Natal, representada pela Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI), que tem como atribuição o armazenamento, conservação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do PNI, oferecendo condições adequadas de refrigeração até sua entrega nas salas de vacina dos serviços de saúde do município”, diz o plano.

Confira aqui o plano municipal de vacinação.

*Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.