Prefeito de Natal autoriza retorno das aulas presenciais nas escolas particulares

Não estamos preparados para flexibilizar', diz prefeito de Natal sobre  medidas de isolamento social | Rio Grande do Norte | G1

O prefeito Álvaro Dias autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares em Natal. O decreto com a liberação deve ser publicado na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Município, e, a partir disso, as unidades estarão autorizadas a reabrir nessa mesma data seguindo protocolos sanitários. A decisão para a retomada aconteceu após um encontro do chefe do Executivo com o gestores das escolas particulares nesta quarta (9).

“As escolas particulares vêm se preparando para esse momento, estão estruturadas e elaboraram um protocolo muito rígido com o acompanhamento dos professores, que vão ter todo o cuidado com os alunos. Nós consultamos o comitê científico da prefeitura, que por unanimidade concorda que existe condições de se autorizar o retorno das escolas particulares, porque elas estão preparadas pra isso”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Para esse retorno, no entanto, as escolas privadas vão precisar passar por um protocolo para evitar a disseminação do coronavírus e só estarão autorizadas para o retorno as que receberem um selo de biossegurança. Haverá uma fiscalização do município em relação a isso e as escolas que descumprirem as medidas podem, inclusive, ser interditadas.

Além disso, na decisão ficou acordado que as escolas particulares vão precisar continuar oferecendo o ensino virtual, através de aulas online, para os pais que optarem por não enviar seus filhos de volta à sala de aula durante esse período.

“Defendemos uma volta gradual, com um ensino híbrido, aulas presenciais e à distância. Cada família escolhe se manda seu filho ou não para a sala de aula. E aquelas que optarem por não mandar, terão à disposição as aulas virtuais”, disse Ana Flávia Azevedo, uma das representantes das escolas.

Mesmo com a autorização da volta das aulas presenciais, as escolas têm poder de decidir as datas em que preferem retornar a essas atividades, não sendo obrigadas ao retorno imediato após a publicação do decreto.

Segundo o prefeito, essa decisão não é definitiva e pode ser revista caso as escolas não cumpram as medidas sanitárias necessárias no protocolo para evitar a disseminação do coronavírus. Entre as medidas, estão: medição de temperatura dos alunos na entrada da escola, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5 m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade dos pais.

G1RN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.