Por proposição de Ubaldo, Assembleia homenageia maiores doadores de sangue do RN

Em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira (14), uma Sessão Solene para homenagear os maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte. A proposição é do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PTC).

“Nós que fazemos parte desse poder reconhecemos e concedemos toda nossa gratidão aos homenageados nesta data. Doar sangue é um ato de solidariedade e de servir ao próximo. Precisamos estimular, com exemplos, o ato de doar sangue. Com um gesto simples e uma única doação, pode-se salvar até quatro vidas”, justifica o parlamentar. Segundo ele, o Ministério da Saúde (MS) trabalha para aumentar o número de doações, tanto que a idade mínima do doador foi reduzida de 18 para 16 anos, com autorização do responsável, e a máxima, subiu para 69 anos.

Número um em doações no mundo, Paulo Neris, foi um dos homenageados. Ubaldo afirma que a história de Paulo Neris serve de inspiração para futuros doadores. Ele começou a doar sangue aos 18 anos, por influência do pai. Paulo já realizou 288 doações, salvando sozinho 1.128 vidas.

“Aonde a gente vá, temos que contagiar as pessoas com a nossa causa. Somos heróis anônimos e a nossa missão é salvar vidas”, disse Paulo Neris, que também é presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan).

Durante a Sessão Solene foi lançada a Cartilha do Doador, elaborada pela Associação dos Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), com orientações fáceis e didáticas para futuros doadores.

“Hoje sabemos que os estoques de sangue estão sempre críticos e que muitas pessoas só pensam em doar quando alguém próximo precisa. Então, esse tipo de homenagem e divulgação são muito importantes para toda a população”, argumenta o deputado.

Participaram da Sessão Solene o deputado estadual Hermano Morais (MDB), Breno Cabral, diretor do Centro de Ciências da saúde da UFRN, Marcia Maria Diógenes, representando o diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar, Maria Zelia Fernandes, diretora do Hemovida, Paulo Neris, presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), Vereador Dinarte Torres, representando o presidente da Câmara Municipal de Natal, Ver Paulinho Freire.

Foram homenageados
Almir Cesar de Oliveira
Elenilde de Lima da Silva
Eleciana Silva de Aguiar Santos
Joás da Costa Lima
José Fabiano da Costa Lima
Leocádia Silva de Almeida
Liliana Lira Raposo
Paulo Luiz de Lima Neris
Paulo Ricardo Lima dos Santos
Walter de Paiva Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.