Polícia desarticula organização criminosa que cometeu homicídios em João Câmara

Uma investigação da Delegacia Municipal de João Câmara sobre a atuação de uma organização criminosa que agia na cidade, resultou na deflagração da Operação Associados na manhã desta quinta-feira, 10. Com apoio da Polícia Militar, a ação conseguiu cumprir 27 mandados de prisões preventivas que faziam parte do grupo criminoso, responsável por pelo menos nove homicídios que foram cometidos na cidade, no último ano. A operação contou com o trabalho de 60 policiais, entre civis e militares

De acordo com o titular da delegacia, o delegado Nivaldo Floripes, o nome da operação Associados é uma em referência a forma como a organização criminosa agia. “Eles queriam dominar o tráfico de drogas na cidade e não admitiam que os negócios sofressem interferências de ninguém. Desta feita, a organização criminosa eliminava (matava) concorrentes que pudessem atrapalhar os objetivos da organização”, detalhou o delegado.

O líder do grupo, José Eduardo de Souza, conhecido como “Velho Edu”, que já está preso em Alcaçuz, comandava a organização criminosa ligada ao Sindicato do RN, e cuidava da circulação de droga que vinha de Santa para Cruz João Câmara. Ele era o dono do material entorpecente e coordenava um grupo de criminosos que agia em João Câmara. A organização atuava em duas frentes, uma delas era voltada para o comércio das drogas na cidade e outra funcionava como grupo de extermínio, principalmente em crimes voltados a facção criminosa rival, o PCC. 

O tráfico de drogas tinha uma “gerente”, Carla Maria Andrea, que tinha por função guardar todo o material na casa de Suêmia Araújo do Nascimento. Também havia um subcomando para o cometimento de outros delitos, que era coordenado por José Valter, ambos já cumpriam pena no sitema prisional. Entre as tarefas que estavam sob a responsabilidade dele, uma delas era organizar a lista das pessoas que deveriam ser mortas, lista essa que continha nomes de policiais militares, guardas municipais, empresários e mototaxistas. Devido investigação, estas mortes foram evitadas.

Confira uma lista com os nomes de alguns dos presos:

Josafá dos Santos Lima, 43 anos

João Batista da Silva Martins, 43 anos

John Pablo dos Anjos Fernandes, 22 anos

Lucineide Silva Basílio, 33 anos

Suêmia Araújo do Nascimento, 30 anos

Danielle Sales do Nascimento, 24 anos

Francisco Leandro Lima da Silva, 36 anos

Francisco Jadson Bezerra da Silva, 22 anos

José Renildo de Melo Pereira, 19 anos

Boniedson Sales do Nascimento, 25 anos

José Genilson da Silva (Custodiado no presídio de Alcaçuz)

Keliane de Oliveira Izidório (Custodiada no CDP Feminino em Parnamirim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.