PF prende em Natal acusado de usar dinheiro falso para comprar produtos anunciados na internet

PF prende homem acusado de fazer compras online utilizando moeda falsa no RN — Foto: Divulgação/PF

Um homem de 56 anos acusado de utilizar dinheiro falso para fazer compras em plataformas digitais foi preso na manhã desta terça-feira (31) em Natal.

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão na Operação Aleaquim.

A investigação foi feita entre os dias 12 de julho e 7 de agosto desse ano, quando o suspeito realizou pelo menos três transações comerciais totalizando R$ 3.200 reais. O valor foi pago com cédulas falsificadas, apreendidas pela PF após serem apresentadas pelas vítimas.

De acordo com os investigadores, o modo como o homem agia era sempre o mesmo: escolhia vítimas em uma plataforma de comércio digital demonstrando interesse na aquisição de aparelhos celulares. Depois, ele marcava os encontros no interior de igrejas, o que passava “credibilidade e segurança” para as pessoas que foram enganadas. Além disso, as transações eram sempre feitas durante a noite e com rapidez, o que acabava dificultando o imediato reconhecimento das cédulas falsas por parte das vítimas.

No local da busca, onde foi preso, o acusado teve apreendido um celular utilizado nas negociações, um simulacro de arma de fogo do tipo pistola, além de outros materiais de interesse da investigação.

O acusado vai responder pelo crime de colocar dinheiro falso para circular, que prevê punição com pena de reclusão de três a doze anos, além de multa.

O nome da Operação, Aleaquim, é alusivo ao nome do usuário utilizado pelo suspeito nas transações da plataforma de comércio digital e anúncios online.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.