PEC dos precatórios tem promulgação publicada no Diário Oficial

Por Auxílio Brasil, Câmara e Senado decidem fazer promulgação parcial da PEC dos Precatórios | Política | G1

O trecho da Emenda Constitucional nº 113/2021 (PEC dos Precatórios) promulgado pelo Congresso Nacional na tarde de quarta-feira (8/12) foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta (9/12). O texto foi parcialmente aprovado após consenso entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

A outra parte da matéria, cujo texto teve modificações pelos senadores, ainda precisará passar pela análise dos deputados. Esses pontos serão apensados a uma outra PEC, que está pronta para ir a votação em plenário na próxima terça-feira (14/12).

O acordo foi fechado na noite dessa terça-feira (7/12) em reunião entre os presidentes das duas Casas, Rodrigo Pacheco (Senado) e Arthur Lira (Câmara), e os dois relatores do projeto, o líder do governo Fernando Bezerra (MDB-PE) e o deputado Hugo Mota (Republicanos-PB).

As assessorias das duas Casas trabalharam para chegar a um texto comum que envolvesse as mudanças no cálculo do teto de gastos, entre outros pontos.

Com a alteração, o teto de gastos passará a ser corrigido pela inflação acumulada no ano anterior, de janeiro a dezembro. Hoje, o teto é calculado pela inflação acumulada em 12 meses até junho.

A mudança abre espaço fiscal de mais de R$ 60 bilhões para o governo pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 mensais ainda em dezembro.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.