Partidos definirão suas candidaturas e apoios no limite do prazo

Alguns dos principais partidos deixaram para a reta final a realização de suas convenções para oficializar os candidatos à Presidência ou homologar apoios a terceiros. Por enquanto, PSDB, MDB, PT, PR, Rede e Podemos marcaram encontros para o dia 4 de agosto, dois dias antes do prazo final. A demora se deve às indefinições dos partidos sobre que rumo tomar.

O PSDB ainda não anunciou oficialmente a data, mas ela foi informada pelo próprio Alckmin a aliados, e discutida com coordenador de campanha, Marconi Perillo. O PSDB está com dificuldades de fechar alianças com o chamado “blocão” (DEM, PP, PRB e Solidariedade), que se reúne na tarde desta quarta-feira para tentar afunilar a divisão interna sobre apoiar o tucano ou Ciro Gomes (PDT).

Patidários do pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, estão pressionando o comando nacional do PSDB a realizar as duas convenções no dia 28 de julho: a estadual e a nacional. O argumento é que a maioria é de São Paulo e que ficaria mais fácil realizar as duas convenções na capital paulista. CRISTIANE JUNGBLUT – O Globo

Em outras eleições, o PSDB realizou encontro em Brasília para lançar seu candidato a presidente. Alckmin chegou a bater o martelo do dia 4 de agosto e comunicou a coordenação nacional de campanha. Agora, o comando se reúne nesta quarta-feira para tomar a decisão final de data e local da convenção, em reunião em Brasília, com a presença de Alckmin.

Na segunda-feira, caciques do MDB definiram para o dia 4 a convenção que irá definir se o ex-ministro Henrique Meirelles será ou não candidato da legenda. A data foi definida em encontro do presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia) e o coordenador político da campanha de Meirelles, João Henrique de Sousa.

Já o PT definiu um calendário político até o dia 15 de agosto, quando afirma que registrará a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com a possibilidade dele ser declarado inelegível, com base na Lei da Ficha Limpia, já que ele foi condenado em segunda instância.

O PR está em negociação para fechar aliança com o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Já o Podemos tem como pré-candidato o senador Alvaro Dias (PR), que negocia o apoio do PROS e do PHS.

A convenção do PDT, para lançar Ciro Gomes, será no dia 20 de julho. A do PCdoB, que tem Manuela D’Ávila como pré-candidata, no dia 1º de agosto.

O “blocão” se encontra na quarta para decidir sobre seu futuro: ficar unido ou rachar e cada partido seguir um candidato. Liderados pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), os partidos oscilam entre apoiar Alckmin ou Ciro. Na semana passada, os partidos se reuniram com o tucano e deixaram claro que ainda duvidam se sua viabilidade eleitoral.

O DEM é partido mais rachado, com Maia pendendo para Ciro Gomes, enquanto os deputados Rodrigo Garcia (SP) e Mendonça Filho (PE) querem uma aliança com o PSDB, como no passado. O PP e o Solidariedade desejam fechar com Ciro. O PRB, por sua vez, prefere Alckmin.

O grupo acertou que uma palavra final só deve ocorrer na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de julho. O encontro será no início da tarde. Antes, pela manhã, os partidos devem fazer reuniões individuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.