Parlamentares debatem sobre questões da saúde no horário destinado aos deputados

O deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um apelo na sessão desta quarta-feira (02), para que seus pares aprovem, assim que chegar ao plenário da Casa, o projeto de sua autoria que trata da prevenção de casos de suicídio. O projeto “A Vida fala mais alto”, caso seja aprovado, será agregado ao Programa Saúde da Família, já implantado nas secretarias de Saúde de todos os municípios e não alteraria o orçamento.

“O projeto não irá aumentar despesas. Os municípios já dispõem de estrutura de prédios e de pessoal”, afirmou Vivaldo, lembrando que os municípios já dispõem, em seus quadros de Saúde, profissionais como psicólogos e psiquiatras. Vivaldo ressaltou que o programa piloto foi lançado em São José do Seridó, que até 2012 registrava cerca de 12 casos de suicídio por ano, mas depois de implantado esses casos desapareceram.

“A governadora Fátima Bezerra (PT) já se mostrou disposta a colocar o projeto “A Vida fala mais alto” em prática, numa parceria do Estado com os municípios. Esse seria o início do tratamento da depressão e a prevenção do suicídio”, concluiu Vivaldo. Ainda no horário destinado aos deputados, na sessão ordinária, a deputada Cristiane Dantas (SDD) questionou a reversão de leitos de UTI geral em específicos para Covid, no Hospital Regional do Seridó, em Caicó, vez que os casos da infecção vêm caindo, inclusive na região.

“Precisamos de leitos de UTI geral”, alertou a parlamentar, pedindo que o deputado líder do Governo, Francisco do PT, se pronunciasse a respeito. Antes de concluir o pronunciamento, Cristiane Dantas fez um apelo para que as cirurgias eletivas do Hospital Maria Alice Fernandes sejam retomadas, e os leitos de UTI pediátrico, sem funcionamento por falta de profissionais e de insumos, sejam ativados.

Respondendo ao apelo da deputada Cristiane Dantas, o deputado Francisco do PT informou que a previsão de reversão dos leitos de UTI geral em leitos de Covid no hospital de Caicó foi suspensa pelo Governo do Estado. “Nenhuma decisão nesse sentido será tomada antes de um amplo debate com os profissionais de saúde e com os prefeitos da região”, afirmou Francisco, explicando que entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para atender ao questionamento da deputada Cristiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.