Papa pede luta contra indiferença aos pobres

O Papa Francisco pediu aos fiéis para lutarem contra a indiferença em relação aos pobres neste domingo, durante uma missa na Basílica de São Pedro, em que 7 mil necessitados participaram com ele na 1ª Jornada Mundial dos Pobres. O Pontífice argentino almoçará com 1.500 participantes da jornada numa sala do Vaticano, enquanto outros 2.500 serão divididos entre as cantinas das diferentes instituições da Igreja Católica. O dia tem como objetivo incentivar os fiéis a reagir contra o que classifica de “a cultura do descarte e do esbanjamento”.

— Temos talentos, somos talentosos aos olhos de Deus. Portanto, ninguém pode se considerar tão pobre ao ponto de não poder dar nada aos demais. Não fazer nada de mal não basta. Deus é um Pai em busca de seus filhos a quem confiar seus bens e seus projetos — declarou o Papa. — Indiferença também é um pecado frente aos pobres. Isso tem um nome preciso: indiferença. É como dizer “Isso não é problema meu, é culpa da sociedade”. Na fragilidade dos pobres, há uma força salvadora. E, apesar de ante dos olhos do mundo, tenham pouco valor, são eles que nos abrem o caminho para o céu. As informações são de O Globo.

O Papa costuma denunciar as crescentes desigualdades registradas no mundo e criticar o acúmulo de riquezas em mãos de poucos privilegiados, comprometendo-se com uma “igreja pobre para os pobres” desde que foi eleito em 2013. Iniciativas iguais foram realizadas em todas as dioceses da Itália e do mundo. Em outubro, Francisco também denunciou a atitude de indiferença em relação a quem morre de fome ou sofre de má nutrição na sede na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Roma.

Segundo o último informe da FAO, a fome voltou a aumentar no mundo, já que afeta 815 milhões de pessoas, 11% da população mundial, um aumento devido em grande parte à proliferação dos conflitos violentos e de perturbações relacionadas com o clima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.