Papa apela para que bispos não se comportem como políticos

O Papa Francisco alertou nesta quinta-feira aos bispos colombianos que não devem se comportar como políticos, que ajudem na reconciliação na Colômbia e defendam a preservação da Amazônia.

— Busquem com perseverança a comunhão entre vocês. Não se cansem de construi-la através do diálogo franco e fraterno, condenando como uma praga os interesses encobertos — insistiu, em discurso a cerca de 130 bispos colombianos reunidos no Palácio Cardenalício em Bogotá.

O chefe do Vaticano, que apoiou o acordo de paz com a guerrilha das Farc e os diálogos com o Exército de Libertação Nacional, o último grupo rebelde ativo no país, evocou desta maneira as críticas surgidas na ala mais conservadora da Igreja, que se opõe às negociações de paz com os guerrilheiros. As informações são de O Globo.

— Vocês não são técnicos nem políticos, são pastores. A Colômbia tem necessidade de seu olhar próprio de bispos, para sustentá-la na coragem do primeiro passo para a paz definitiva e reconciliação — enfatizou, com o tom frio e sério que adota quando fala sobre os males internos da Igreja Católica.

No terceiro discurso de seu primeiro dia na Colômbia, o primeiro Papa latino-americano se referiu também à corrupção, à defesa da vida desde o vento materno até sua conclusão natural, o problema da violência e do alcoolismo, a insegurança e a orfandade, assim como a droga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.