Pandemia: Secretaria de Educação diz que falta estrutura em escolas e adia retomada de aulas da rede municipal para março em Mossoró

Aulas na Rede Municipal de Ensino de Mossoró terão início em 1º de março — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

A secretaria Municipal de Educação de Mossoró decidiu adiar o início do ano letivo na rede municipal de ensino para o dia 1º de março. A previsão inicial era que as aulas fossem retomadas no início de fevereiro. A secretária Hubeônia Alencar afirmou que a falta de estrutura de algumas escolas para receber os alunos durante a pandemia da Covid-19 foi levada em consideração para a decisão.

A decisão foi anunciada, após uma reunião realizada entre a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação nesta quarta-feira (27). Inicialmente, a retomada do calendário escolar estava prevista para o dia 1º de fevereiro – a próxima segunda-feira.

Mossoró tem cerca de 23 mil estudantes matriculados na rede municipal. No município, bem como em todo o estado, as aulas presenciais estão suspensas na rede pública desde março de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil. As escolas privadas retomaram aulas ainda em 2020. Assim como no município, outras secretarias de educação enfrentam impasses para a retomada das aulas da rede pública em 2021.

Faltam condições

A Secretaria de Educação elaborou uma nova proposta de calendário e enviou ao Conselho Municipal de Educação para apreciação. A secretária informou que esse período que antecede o início das aulas será utilizado para reestruturar algumas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino dentro das normas de segurança contra a Covid-19.

“As escolas não tem condições. Embora a prefeitura tenha anunciado em outubro do ano passado um protocolo sanitário de retomada as aulas, durante os meses seguintes não foi feito um plano detalhado de retomada as aulas. Então, esse plano precisa envolver e apresentar para a sociedade as condições estruturais da escola e do transporte escolar. Isso está sendo feito agora. Nós estamos visitando as escolas, nós estamos preparando esse plano de retomada para que mães, pais, responsáveis, professores e demais servidores da educação e, principalmente o nosso aluno, possa ter certeza que vai voltar em condições sanitárias adequadas”, justificou Hubeônia Alencar.

A Secretaria de Educação está fazendo um levantamento de cada unidade de ensino para saber qual a capacidade de alunos por sala respeitando o distanciamento. Hubeônia Alencar informou que inicialmente o calendário será retomado de forma híbrida, com aulas presenciais e remotas. Durante o mês de março os professores e alunos só deverão ir as escolas em situações pontuais.

“Nós vamos utilizar o mês de março para planejar e alinhar as atividades do ano de 2021. E só a partir de abril vamos considerar os alunos presencialmente em sala”, destacou Hubeônia.

O novo Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação deve ser publicado Jornal Oficial de Mossoró (JOM) nos próximos dias.

G1RN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.