Novo cálculo na conta de luz evitaria disparada de preço em ano eleitoral

Luz energia eletrica - TUCURUI, PA, BRASIL, 20-12-2012, : Vista linha de transmissao de energia eletrica Tucurui, Linhao do Tucurui dara reforco de energia eletrica a Manaus para a Copa do Mundo 2014 que sai da Usina Hidreletrica de Tucurui e uma central hidroeletrica no Rio Tocantins, no municipio de Tucurui (a cerca de 400 km ao sul de Belém), no estado do Para (Foto: Tarso Sarraf/Folhapress, ESPECIAL) ***EXCLUSIVO FOLHA****

A mudança de cálculo da bandeira tarifária na conta de luz, que poderá ocorrer em novembro, aliviaria o caixa das distribuidoras de energia e evitaria que as empresas façam reajustes altos das tarifas em 2018, ano eleitoral.

A bandeira serve para repassar ao consumidor os custos extras das distribuidoras ao longo do ano. É o que ocorre quando falta água: as empresas contratam energia mais cara para compensar o nível baixo das hidrelétricas, e as bandeiras amarelas e vermelhas são acionadas.

Essas altas, porém, não têm sido suficientes para cobrir as despesas das distribuidoras. O rombo previsto até o fim de 2017 é de R$ 6 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.