No Vaticano, Papa estuda excomungar mafiosos e corruptos

Bispos locais excomungaram mafiosos sicilianos - Foto: Filippo Monteforte | AFP

O Vaticano está estudando uma medida para excomungar todos os mafiosos e corruptos, qualquer que seja seu país de origem, informou neste domingo, 18, a imprensa italiana término de uma reunião internacional celebrada na Santa Sé.

Um grupo de 50 pessoas de vários países – altos prelados, magistrados, diplomatas e chefes de polícia – se reuniu no Vaticano para participar no “Debate Internacional sobre a Corrupção”.

O jornal La Repubblica afirma que se trata de “uma mudança histórica”, já que coloca no mesmo plano corruptos e mafiosos, recordando que a excomunhão é a pena mais severa da pela Igreja católica contra seus membros.

O papa Francisco já excomungou em julho de 2014 a ‘Ndrangheta’, a poderosa máfia calabresa, durante uma visita a esta região no sul da Itália.

Bispos locais também excomungaram mafiosos sicilianos, mas a Igreja continua sem ter um documento jurídico de valor universal.

Mas as relações entre a Igreja e o crime organizado são ambíguas: mafiosos promovem procissões, influencia sobre prelados, fazem malversação de obra de caridade, compram imóveis do Vaticano…

A decisão do Vaticano de contemplar a excomunhão “é um sinal muito importante (…) pelo peso que a Igreja tem”, assegurou a La Stampa Federico Cafiero de Raho, procurador-geral de Reggio di Calabria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.