Neoenergia Cosern e Instituto Metrópole Digital criam laboratório de inovação tecnológica

A Neoenergia Cosern e o Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), firmaram uma parceria acadêmica para o desenvolvimento do “Neoenergia LABs”.

O projeto vai funcionar como um laboratório de inovação para acelerar o desenvolvimento de soluções de baixa complexidade para problemas reais da distribuidora.

Fazem parte da equipe três professores do IMD, um pesquisador convidado e dez estudantes bolsistas das áreas de desenvolvimento de software, Ciência de Dados e Design do Instituto, que vão se relacionar diretamente com o Grupo de Trabalho de Inovação da Neoenergia Cosern.

“A parceria é a materialização de um modelo de trabalho que busca implantar soluções que geram eficiências através de um fluxo ágil e da tomada de decisão baseada em dados”, explica Márcio Caires Vasconcelos, Diretor Presidente da Noenergia Cosern.

“Tenho convicção de que teremos soluções de curto prazo para nossos processos e a certeza de que também será possível empregá-las nas demais distribuidoras da Neoenergia no Brasil”, complementa.

A coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle Câmara, conta que a ideia da parceria começou a ser esboçada a partir de um hackathon (uma espécie de maratona de programação) realizado em 2019 no IMD, em parceria com a Neoenergia Cosern.

“O evento consistiu em uma competição entre estudantes da universidade em uma maratona interdisciplinar, que tinha como objetivo desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, criando aplicativos e protótipos funcionais”, explica a professora da UFRN.

Fonte: Portal Grande Ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.