Nelter Queiroz pleiteia ações contra Covid-19 em Jucurutu e região Seridó

As ações para conter a disseminação do novo Coronavírus no Rio Grande do Norte estão orientando o trabalho parlamentar diariamente. Por isso, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) pleiteou ao Governo do Estado ações de prevenção e combate à Covid-19 em Jucurutu, terra natal do parlamentar, e em outros municípios da região. Outras demandas também foram apresentadas pelo deputado.

“A obra da barragem [de Oiticica] poderá ser retomada a qualquer momento e alguns conterrâneos que lá trabalham estão preocupados com a transmissão da doença, pois existem muitos trabalhadores que são de outros municípios e até de outros estados, como é o caso do Ceará, onde são registrados muitos casos de Covid-19. Este pleito é de fundamental importância e esperamos sensibilidade do Governo na sua concretização”, destacou enquanto cobrava a realização de exames para a Covid-19 nos profissionais que trabalham na construção da barragem de Oiticica e da nova Barra de Sant’ana.

Nelter Queiroz cobrou da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a reativação do abastecimento hídrico do município de Florânia, realizado através do sistema adutor da Serra de Sant’ana. “A higiene pessoal e de ambientes com grande circulação humana é um dos principais métodos de prevenção e combate da Covid-19, e a água é um dos principais componentes nesta luta. É inadmissível que nesse momento de pandemia o município de Florânia continue sem abastecimento hídrico. É preciso que o Governo do Estado e a Caern atendam nosso apelo para que o abastecimento local volte à normalidade”, reclamou.

Ainda se tratando de Covid-19, o deputado também abordou a importância dos recursos extras que chegarão aos municípios potiguares e a importância do auxílio emergencial destinado pelo Governo Federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Tecnologia
Em requerimentos encaminhados ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) sugeriu a utilização do oxímetro de pulso nos hospitais da rede pública estadual para detecção precoce dos efeitos causados pela Covid-19 no organismo e a elaboração de decreto que preveja o pagamento de pensão especial para famílias de servidores estaduais vítimas do coronavírus que tenham falecido no exercício da atividade.

“O oxímetro de pulso, além de barato é um grande parceiro na manutenção de vidas durante esta pandemia causada pelo novo coronavírus, pois testa, através da oxigenação sanguínea, a saúde do pulmão humano. O uso deste equipamento nas unidades de saúde proporcionaria diagnósticos precoces da doença e salvaria várias vidas”, destacou Nelter.

Sobre uma pensão especial para servidores públicos estaduais que trabalham na área da saúde do RN, o deputado destacou que essa medida já foi adotada em outros estados brasileiros, a exemplo de Pernambuco e Rio de Janeiro, e seria um importante reconhecimento aos profissionais que perderam suas vidas atuando na linha de frente contra a doença. Nelter já remanejou R$ 500 mil em emendas para o combate à Covid-19 no RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.