Nélter apresenta projeto para criação de áreas para ciclistas em vias do RN

O deputado estadual Nélter Queiroz (MDB) apresentou projeto de lei que cria Áreas de Proteção aos Ciclistas de Competição (APPC) nas vias públicas do Rio Grande do Norte. A proposta, anunciada na manhã desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa, prevê a delimitação de trechos com mínimo de mil metros lineares nos dois sentidos das vias – totalizando 2 mil metros lineares. O primeiro trecho seria na RN 063, mais conhecida como Rota do Sol.

“A Rota do Sol, quando aprovado este projeto, será a primeira APCC, com horário de funcionamento das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 16h às 20h, nos sábados, domingos e feriados”, explicou. O descumprimento dos termos é passível de multa.

Os acidentes envolvendo ciclistas representa 10,7% do total em todo país, segundo dados apresentados pelo deputado. “A vulnerabilidade dos ciclistas ocorre porque as bicicletas são veículos híbridos, ora atuam como os demais e ora como pedestres. Esse projeto oferece uma proteção física para que os atletas possam treinar”, disse Nélter Queiroz.

O deputado finalizou destacando a importância do projeto também como forma de incentivo à prática esportiva. “Natal já foi eleita a capital com maior nível de sedentarismo e um dos fatores responsáveis é a falta de estimulo ao esporte ao ar livre”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.