Metade da hidroxicloroquina doada pelos EUA ao Brasil está encalhada

comprimidos em fundo azul

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém armazenados ao menos 1,407 milhão de comprimidos de hidroxicloroquina que foram doados pelo governo dos Estados Unidos, em maio do ano passado.

Encalhado em um almoxarifado do Ministério da Saúde, o medicamento – que tem sido indicado por Bolsonaro para o tratamento da Covid-19, apesar de não haver comprovação científica e, ainda, ser rejeitado por autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) – tem prazo de validade terminando em outubro de 2022.

No total, o ex-presidente dos EUA Donald Trump (Partido Republicano), aliado de Jair Bolsonaro, e o Laboratório Sandoz, do Grupo Novartis, que fabricou os medicamentos, doaram 3,016 milhões de pílulas ao Brasil.

Desse total, o Ministério da Saúde logo enviou 1 milhão ao Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX), que não esclareceu, ao Metrópoles, o que foi feito com os remédios.

Outros 609 mil comprimidos foram distribuídos pelo Ministério da Saúde a 24 municípios do país, além de para um grupo hospitalar no Rio Grande do Sul e para a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Sesam).

Ou seja, pelo menos 46,6% seguem estocados, pouco mais de um ano depois da doação.

Os dados constam em nota técnica e em relatório de inventário, aos quais o Metrópoles teve acesso, enviados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que apura ações e omissões do governo federal na pandemia.

Os municípios que mais receberam o medicamento foram Joinville e Lages, em Santa Catarina, com 160,5 mil e 63 mil comprimidos, respectivamente; e Presidente Prudente e Limeira, em São Paulo, com 100 mil e 37,5 mil.

Metrópoles procurou as prefeituras das quatro cidades. No entanto, apenas uma respondeu: Joinville.

Em nota, a cidade catarinense confirmou o recebimento de 160,5 mil comprimidos de hidroxicloroquina em setembro de 2020. Do total, 135,5 mil seguem estocados e nem mesmo foram distribuídos às farmácias do município.

Como a quantidade de hidroxicloroquina armazenada é enorme, a Secretaria Municipal de Saúde informou que devolverá os comprimidos ao governo federal – “visto que outras áreas da saúde podem precisar do medicamento”, alegou a prefeitura joinvilense.

“É importante ressaltar que a Prefeitura de Joinville oferece todas as condições necessárias para que os médicos possam receitar a medicação adequada ao quadro de cada paciente. Os profissionais têm autonomia para a prescrição do medicamento”, contemporizou o Executivo municipal, em nota.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.