Menina de 10 anos com autismo têm QI maior que Albert Einstein e faz faculdade de engenharia

Imagine a serenidade que uma criança de apenas 10 anos tem, após descobrir que seu QI é maior que o de Albert Einstein, e já faz faculdade de engenharia no México, loucura né? Mas é real, Adhara Pérez Sánchez conquistou o mundo todo com sua brilhante capacidade cognitiva.

A menina tem um QI (quociente de inteligência) de 162, pontuação superior a do criador da Teoria da Relatividade e de Stephen Hawking – que era de 160 pontos. Ela já se formou no ensino médio e está atualmente em processo de obtenção de dois diplomas – um em engenharia de sistemas e outro em matemática.

Em entrevista ao portal Yucatan Times, Adhara que foi diagnosticada com síndrome de Asperger, um transtorno do desenvolvimento que está incluído no espectro do autismo e pode causar dificuldades nas interações sociais, revelou que ela era “zombada na escola”.

Outros alunos intimidavam a menina a chamando de ‘esquisita’ e ‘excêntrica’ por causa da síndrome. “Eu vi que Adhara estava brincando em uma casinha e eles a trancaram. E eles começaram a cantar: ‘Esquisita, esquisita!’”, lembrou sua mãe, Nallely Sanchez. “E então eles começaram a bater na casinha. A partir daquele momento, eu prometi que ela jamais sofreria desse jeito”.

Nallely revelou que sua filha caiu em uma depressão “muito profunda” e, apesar de ser uma brilhante estudante, não queria mais ir à escola. Os professores informaram a seus pais que Adhara “dormia na aula” e demonstraram uma aparente falta de interesse. Consciente da inteligência incomum da criança em casa, a mãe percebeu que o plano educacional atual não era adequado para sua filha e procurou terapia para Adhara.

Adhara terminou o ensino fundamental aos 5 anos, e o ensino médio aos 8. De acordo com a emissora KNSD, ela está atualmente frequentando a Universidad CNCI – uma universidade no México – onde estuda engenharia de sistemas e matemática. Mesmo em meio ao malabarismo de seus estudos, a criança gênia encontrou tempo para escrever um livro sobre suas experiências com um título que se traduz aproximadamente como “Não desista” e até apareceu na lista das 100 mulheres mais poderosas do México da Forbes mexicana, em 2019.

Adhara, que tem o espanhol como idioma nativo, agora está aprendendo inglês para se preparar para a oportunidade. Enquanto isso, a menina está trabalhando no desenvolvimento de uma nova pulseira inteligente para ajudar crianças autistas. De acordo com a revista Vogue México, o dispositivo será capaz de monitorar as emoções de crianças com deficiências, antecipando e prevenindo convulsões. “Estou fazendo uma pulseira que mede as emoções das crianças e os pais poderão ver quais emoções seus filhos têm ao verificar um telefone, tablet ou computador”, explicou a menina prodígio.

Fonte: Pais e Filhos UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.