MDB fará convenção para decidir sobre candidatura em 4 de agosto

Caciques do MDB definiram, em reunião na tarde desta segunda-feira, que será no dia 4 de agosto a convenção nacional do partido, onde será definido se o ex-ministro Henrique Meirelles, que tem 1% nas pesquisas de intenções de votos, será ou não candidato da legenda à Presidência da República. A data foi definida em encontro do presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia) e o coordenador político da campanha de Meirelles, João Henrique de Sousa.

Além de marcar a data, a estratégia definida pelos caciques em conjunto com Meirelles é que ele ligue para todos os 443 convencionais, aqueles que votam na convenção do MDB, para pedir votos. Integrantes da equipe do pré-candidato lembram que o gesto aos emedebistas é importante e é uma forma de agir que lembra a do presidente Michel Temer, que se dirige pessoalmente a parlamentares e dirigentes quando precisa de apoio, como quando enfrentou duas denúncias de corrupção.

São 443 convencionais com direito a voto. Quanto mais cargos o convencional ocupa, mais votos tem à disposição. Romero Jucá, por exemplo, vota quatro  vezes. O presidente Michel Temer tem ao menos três votos, assim como Moreira Franco. LETICIA FERNANDES –  O Globo

Na reunião de hoje, que aconteceu na sede do partido, em área nobre de Brasília, os emedebistas deram palpites otimistas sobre quantos votos Meirelles teria na convenção. Para Padilha, que costuma cuidar do mapa de votos no Palácio do Planalto, hoje o pré-candidato tem 443 dos 629 votos totais da convenção do MDB.

Já Jucá, segundo participantes da reunião, aposta em 444 votos, enquanto João Henrique Sousa fala em 450 apoios para Meirelles. Apesar dos cenários positivos traçados pelos caciques, ainda há forte resistência na legenda a uma candidatura própria, e dissidentes pressionam para que o MDB libere seus integrantes para que façam seus próprios acertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.