Manchas de óleo chegam a praia de Gado Bravo, em Tibau

O blog “O Facho de Grossos” publicou no final da manhã desta quinta-feira, 24, que as manchas de óleo que atingem a costa nordestina foram vistas na praia de Gado Bravo, em Tibau.

Elas foram vistas, segundo a publicação, logo pela manhã quando a maré estava baixa. O óleo também atingiu praias de Icauí, no Ceará, que fica cerca de 20 quilômetros do município potiguar.

O Governo do Rio Grande do Norte iniciou campanha de arrecadação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a serem utilizados por voluntários na limpeza do óleo depositado nas praias do litoral potiguar. As doações podem ser destinadas à unidade do Idema, localizada na Avenida Nascimento de Castro, 2127 – Lagoa Nova, e na sede do CREA-RN, na Avenida Salgado Filho, 1840-Lagoa Nova, das 8h às 17h. Todo material será repassado aos voluntários treinados pela Defesa Civil para trabalhar diretamente na contenção dos danos provocados pelo crime ambiental.

Entre os materiais solicitados estão: pás, sacos grandes e resistentes de lixo, baldes de construção civil, bombonas, botas de borracha, óculos de proteção, chapéus, protetor solar, carrinhos de mão, espátulas, jardineiras, peneiras de pedreiro, ciscadores de metal, luvas de tecido e borracha, máscaras com filtro para produtos químicos e rolos de fita zebrada.

A arrecadação de EPI’s faz parte do Plano de Resposta e Mitigação de Desastre para tratar do derramamento de óleo nas praias que atinge o RN. O Plano foi elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Governo do RN, que tem à sua frente a Defesa Civil Estadual e o Idema.

“Nesse momento de alerta no Rio Grande do Norte, precisamos estruturar as ações em caso de novos registros. Para isso, estamos nos mobilizando e contando com a colaboração de todos, com o principal objetivo de dar segurança àqueles agentes voluntários que atuarão nos mutirões de limpeza”, disse o diretor geral do Idema, Leon Aguiar.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RN) se disponibilizou para fazer o reforço da campanha de aquisição de EPI’s. Segundo a presidente do conselho, Ana Adalgisa Dias Paulino, o Crea não deve ficar omisso em um momento como esse: “Não só o turismo está sendo atingido, como também a vida aquática. Nesse momento o Conselho se disponibiliza a defender a sociedade e andar de mãos dadas com o Idema e o Rio Grande do Norte”, reforça.

Outras ações programadas pelo GGI estão: cadastro online de voluntários para atuar em possíveis mutirões; capacitação direcionada dos voluntários cadastrados; nova operação para identificar e monitorar indícios de óleo no litoral potiguar, reforço do monitoramento marítimo com a contribuição das Colônias de Pescadores, tal como orientação aos municípios sobre coleta e armazenamento do óleo.

CAPACITAÇÕES COMEÇAM NESTA QUINTA-FEIRA (24)

O Gabinete de Gestão Integrada, formado no último sábado (19), capacitará os voluntários selecionados para contribuir com o processo de limpeza do óleo nas praias. A formação acontece nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), quando os colaboradores receberão orientações para atuar nos mutirões coordenados pelo Gabinete Civil, por meio da Defesa Civil Estadual, Secretaria da Saúde Pública do RN e Idema. Quando acionados, os voluntários também receberão equipamentos de proteção individual.

No dia 24, a capacitação acontece nos municípios de Touros, Ceará-Mirim, Extremoz, Rio do Fogo, Maxaranguape e Natal. Já no dia 25, os municípios que receberão a capacitação são Baía Formosa, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Canguaretama, Senador Georgino Avelino e Parnamirim.

* Por -De FATO – Misael Alcântara/O Facho de Grossos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.