Maia ingressa com ação no STF para questionar perda de mandato

Resultado de imagem para maia

Rodrigo Maia confirmou nesta sexta-feira que entrará na próxima segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Federal (ADPF) pedindo esclarecimentos sobre a decisão que determinou que a mesa diretora da Câmara, composta por sete parlamentares, execute a decisão de cassar o mandato do deputado Paulo Maluf, (PP-SP), preso em dezembro do ano passado. O questionamento, diz Maia, não prejudicará o cumprimento da decisão do STF.

— Enquanto prevalecer a decisão da turma, vamos obedecer, mas certamente vamos entrar com uma ADPF para pedir esclarecimentos, sem prejuízo do cumprimento da decisão. Vamos entrar até segunda — disse.

A Câmara quer que a decisão sobre a perda de mandato seja do plenário, e não da Mesa Diretora. Maluf foi condenado a prisão pela Primeira Turma do Supremo. Em dezembro, o ministro Edson Fachin determinou a execução da sentença.

Outros dois deputados estão presos: João Rodrigues (PSD-SC), detido na semana passada, e Celso Jacob (PMDB-RJ), preso desde o ano passado. Tanto Maluf quanto Jacob já tiveram seus salários e verbas de gabinetes cortados. As informações são de O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.