Livro sobre educação tem participação de pesquisadora da UFRN

Em parceria com o professor Luís Radford, da Université Laurentienne, no Canadá, as pesquisadoras Bernadete Morey (UFRN), autora de um dos capítulos do livro, e Shirley Gobara (UFMS), organizadora junto ao professor canadense, desenvolveram o livro Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, que foi lançado recentemente. O objetivo é mostrar evidências do êxito da aplicação da Teoria da Objetificação no ensino-aprendizagem.

O professor Radford trabalha com a teoria desde 2006. Ele afirma que a educação deve ser um lugar de transformação humana, “na qual professores e mestres possam pensar de uma forma melhor sobre o mundo, imaginando possibilidades de vida mais inclusivas, mais democráticas, humanas e justas”. Além disso, o pesquisador explica que o foco é catalisar o imaginário dos alunos para melhorar o processo de aprendizagem.

A Objetificação tem proveito em todas as fases do ensino e dá importância à semiótica. Sobre isso, Radford pondera que a convivência humana propõe a relação de indivíduos com vários saberes culturais. Assim, para o pesquisador, a compreensão desses saberes é fundamental, visto que a educação faz ponte entre esses conhecimentos e seus significados, por meio da aprendizagem.

As pesquisas desenvolvidas com a teoria foram observadas no meio educacional. Gobara comenta sobre essa fase do projeto: “nós pesquisamos o uso da teoria na formação de professores, colhendo resultados para contribuir com suas formações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.