Itep disponibiliza ‘RG de Urgência’ a partir de sexta-feira (2) no RN

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) disponibiliza a partir de sexta-feira (2) o “RG de Urgência”. A modalidade vai garantir a entrega do documento de forma mais rápida, em até três dias úteis.

Segundo o Itep, o prazo atual de expedição da carteira de identidade varia de 10 a 20 dias úteis, por conta de procedimentos internos e da logística de envio dos documentos para os postos de identificação.

O Itep, então, definiu casos específicos em que as pessoas necessitam da documentação com mais urgência (veja lista mais abaixo).

O cidadão deverá solicitar o caráter de urgência preferencialmente via e-mail para [email protected], informando em qual caso se encaixa e já encaminhando os documentos comprobatórios, ou não sendo possível, através de requerimento escrito diretamente na sede do Instituto de Identificação, na Ribeira.

A direção do Instituto de Identificação fará a análise e deliberação do pedido. Se aprovado, o cidadão receberá um comunicado por e-mail e receberá em até três dias úteis sua carteira de identidade, que também poderá ser retirada na sede do órgão.

O Iteo reforça que a solicitação do RG de Urgência só pode ser feita, obrigatoriamente, após o atendimento na Central do Cidadão, que pode ser agendado pela internet.

Casos que os cidadãos poderão solicitar o RG de Urgência:

  • Catástrofes naturais;
  • Matrícula escolar (apresentar documento da instituição de ensino que informe que é necessário apresentar a carteira de identidade para fazer a matrícula);
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Por necessidade de viagem a trabalho (desde que comprovado com declaração da empresa especificando a impossibilidade de planejamento da viagem com a devida antecedência);
  • Solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde (apresentar a documentação que comprove a solicitação);
  • Interesse da Administração Pública;
  • Certames públicos ou particulares, como inscrição em eventos esportivos (apresentar a Inscrição);
  • Solicitação de benefícios perante órgãos públicos ou dinheiro retido em banco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.