IFRN oferece primeiro doutorado em Educação Profissional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou, na última quinta-feira (6), a autorização de funcionamento do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Campus Natal-Central do IFRN. Além de ser o primeiro curso de doutorado do Instituto, é a primeira oferta de doutorado em Educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país.

O coordenador do PPGEP, professor José Mateus do Nascimento, celebrou o pioneirismo. “É uma vitória, e a gente fica muito feliz porque começa pelo IFRN que, para o Brasil, sempre esteve na vanguarda de muita coisa”, afirmou. O professor ressaltou que em meados dos anos 90, o Instituto esteve à frente nos cursos de Licenciaturas, ainda na época do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

O reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, também comemorou a aprovação: “a instituição recebe, com imensa alegria e satisfação, a notícia da aprovação do primeiro doutorado do IFRN. Isso representa mais um marco histórico para a nossa instituição. Estão de parabéns os professores pesquisadores, gestores, técnicos e egressos do Programa que, com determinação e engajamento, se imbuíram da responsabilidade de aprovar mais essa oferta curricular, tornando possível a completude do ciclo de verticalização acadêmica em nossa cultura institucional”, disse.

Avaliação

O corpo docente da PPGEP construiu o projeto de implementação do Programa de Doutorado e submeteu à avaliação da Capes em junho de 2018. Já em setembro os avaliadores da Coordenação vieram ao Instituto, conhecer de perto infraestrutura, professores e estudantes do Programa.

Segundo José Mateus, uma vez vencido o desafio da aprovação, agora é tempo e se debruçar na elaboração do Edital d o primeiro processo seletivo para doutorandos. “Seremos exigentes e rigorosos, conforme o ritual adotado pelo PPGEP durante esses seus cinco anos de seleção. Há um grupo significativo de egressos – e uma demanda represada da sociedade – com interesse em concorrer às quinze vagas ofertadas para turma inicial que ingressará no ano de 2019”, relata. O coordenador acredita que a reunião do colegiado confirme sua perspectiva: “deveremos abrir a seleção em dezembro ou janeiro, com processo seletivo até abril”, finalizou.

O Programa

A Pós-Graduação Acadêmica em Educação Profissional (PPGEP) funciona nas edificações do IFRN, Campus Natal Central, e, desde 2013 tem ofertado Curso de Mestrado Acadêmico aos pesquisadores para o fortalecimento do campo da Educação Profissional. Ao todo já beneficiou mais de 100 participantes envolvidos no processo formativo, contando com um universo de 57 dissertações concluídas e apresentadas publicamente à sociedade. Com a aprovação da oferta de Doutorado do PPGEP a produção de conhecimento sobre Educação Profissional passará a se organizar por meio de três linhas de pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História da Educação Profissional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.