Herança de Ivan Júnior: Assú é primeiro na escala de transparência

O ex-prefeito Ivan Júnior deixou uma herança que a população do Assú ainda hoje se orgulha. A cidade é a primeira do RN com o melhor desempenho na Escala Brasil Transparente (EBT) que avalia a transparência dos estados e municípios brasileiros. Os dados foram divulgados pela Controladoria Geral da União nesta quarta (12).

A Escala Brasil Transparente busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

No Rio Grande do Norte oito municípios foram avaliados, incluindo a capital. Dentre elas, a cidade de Assu foi a que obteve a melhor nota: 6,36. Em seguida vem Natal com 5,59; Mossoró, 5,32; Caicó, 5,23; Parnamirim, 5; Macaíba, 4,44; São Gonçalo do Amarante, 4,26; e Ceará-Mirim, 3,86.

O atual prefeito Gustavo Soares assumiu em janeiro de 2017 e de lá para cá, as coisas só estão piorando. Até alertando e ameaçado pelo Ministério Público para regularizar o portal da transparência, o gestor municipal, já foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.