Governo do PT quer reabertura de postos fiscais do governo Aluízio Alves

Carlos Eduardo Xavier, secretário de Tributação do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1

Para combater a ‘sonegação de empresário do RN’, a governadora Fátima Bezerra, do PT, está apostando no seu líder na Assembléia e deputado do PR, George Soares, apoio político para reabrir os postos fiscais que foram criado no governo do ex-ministro Aluízio Alves, na década de 60 e que serviam até para perseguir comerciantes e empresários adversários políticos, segundo acusações e depoimentos da época.

O Governo do PT vai reabrir dois postos fixos de fiscalização – um na BR-101, próximo à Paraíba e outro na BR-304, perto da divisa com o Ceará que foram fechados em 2012, durante um momento de modernização da fiscalização, que se tornou eletrônica. Porém o secretário considera que hoje “a inadimplência cresceu muito e a gente faz uma avaliação que foi uma escolha equivocada.”

Os postos físicos, segundo o secretário, facilitam o combate ao transporte de mercadorias não declaradas, além do uso de empresas laranjas. “São empresas criadas, mas que não existem de fato, e você emite uma nota fiscal no nome delas, quando na prática aquela mercadoria vai para outro estabelecimento. A mercadoria dá entrada sem nota naquele estabelecimento”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.