Governo diz que Fábio Faria postou fake news sobre distribuição de vacinas no RN

O Governo do RN, através do perfil “RN Sem Fake”, no Instagram, desmentiu informação publicada pelo ministro das Comunicações Fábio Faria, nesta terça-feira. O auxiliar bolsonarista potiguar voltou a usar as redes sociais para divulgar mais uma fake news contra o Governo Fátima Bezerra, dessa vez sobre a vacinação no RN.

Ele postou um quadro com um ranking da distribuição de doses de imunizantes pelos estados em que o RN estaria “na lanterninha”, com apenas 56,6% de doses entregues aos municípios pelo Executivo. “Isso porque o Governo Federal já mandou 2 milhões de doses para o RN… Mas o RN só repassou aos municípios pouco mais de 57% desse total”, escreveu ele. Em seu perfil no Instagram, Fábio ainda incita “população e prefeitos” a cobrarem do Estado “as vacinas do povo”.
Mas os dados apresentados pelo ministro não são verdadeiros.

“Uma consulta rápida ao RN + Vacina é suficiente para constatar a fake news de Fábio Faria. De acordo com o sistema, foram recebidas até o momento 2.027.780 de doses das vacinas Coronavac/Butantan, Oxford/Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Dessas, foram distribuídas aos municípios 1.808.566, o equivalente a 89,18%”, destacou o RN Sem Fake.

Os outros 10,82% são de reserva técnica (8.524) e reserva para a segunda dose (210.690). A reserva da D2, segundo a Sesap, está guardada a pedido dos municípios, para ser distribuída no tempo oportuno, evitando assim seu uso indevido como D1.

*Por Daniela Freire (Novo Noticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.