Garotinho será transferido para presídio de segurança máxima

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho será transferido para um presídio de segurança máxima. O juiz Ralph Machado Mañaes Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral da 98ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, autorizou na tarde desta sexta-feira (24) que Garotinho seja transferido imediatamente do presídio de Benfica para um presídio federal de segurança máxima. A decisão do juiz foi revelada pela GloboNews.

Em sua decisão, o juiz afirma ter recebido informações que o ex-governador fluminense estava “causando transtornos” em Benfica e “teria se autolesionado”, ao contrário do que afirma Garotinho, que afirmou ter sido agredido na cadeia durante a noite. Ele afirmou que recebeu essas informações antes da queixa de Garotinho.

O ex-governador, preso desde quarta-feira (22), alegou na manhã de hoje (24) que teria sido agredido durante a noite dentro de sua cela na penitenciária de Benfica. O advogado do ex-governador disse que seu cliente relatou que uma pessoa invadiu a cela onde ele dormia e o agrediu com um porrete. O magistrado afirma em sua decisão que a versão é “totalmente duvidosa”. O governo do Rio afirma que o próprio Garotinho provocou as lesões.

Para o magistrado, o caso é “extremamente grave e merece a devida apuração, o que já está sendo realizado pelo juízo da Vara de Execuções Penais deste Estado”. O despacho do juiz autoriza a transferência para “garantir a integridade física do acusado e evitar novos questionamentos duvidosos”.

Agressão

A TV Globo teve acesso às imagens da câmera de segurança interna do presídio, que não registram invasão à cela de Anthony Garotinho no horário em que ele afirma ter sido agredido. As imagens mostram apenas Sérgio Cortes, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, que também está preso, indo ajudar o ex-governador.

O presidente do sindicato dos servidores do sistema penal do estado do Rio de Janeiro, Gutemberg de Oliveira, afirmou que o ex-governador estava “claramente dopado”. “As câmeras dizem mais que os servidores. Não existe a versão do Garotinho nas câmeras, ele teve um delírio. Ele está em uma galeria sozinho, numa cela sozinho. É impossível que alguém tenha entrado na galeria e feito o que ele falou”. Garotinho foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Um dia antes das alegações de Garotinho, a deputada federal e filha do ex-governador, Clarissa Garotinho (PR-RJ), usou sua página no Facebook para demonstrar preocupação com a integridade física do pai. “É uma irresponsabilidade muito grande o meu pai estar sob a guarda do Estado. É uma irresponsabilidade muito grande, diante de todas as denúncias que nós estamos fazendo, colocá-lo no mesmo presídio que a quadrilha do PMDB, porque é uma quadrilha que continua a comandar o estado de dentro do presídio. É uma quadrilha que tem informações privilegiadas e determina ordens de dentro do presídio”, afirmou ela no vídeo publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.