Frente Parlamentar da Agricultura familiar reúne produtores do Estado

A primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Assembleia Legislativa, aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) na sede da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES). No encontro foram debatidos assuntos de interesse dos produtores, tais como: regularização fundiária rural, crédito fundiário, distribuição de sementes, barragens submersas, comercialização da compra da agricultura familiar, entre outros.

“Esse é o principal objetivo da Frente. Articular os diversos setores com vista a termos uma política cada vez mais eficiente de Agricultura Familiar para o Rio Grande do Norte”, explicou o deputado Souza (PHS), presidente da Frente.

A reunião promoveu o encontro entre o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf),  Alexandre de Oliveira, representantes das organizações que agregam os produtores, membros da Frente e das principais instituições ligadas ao tema. “Foi um momento ímpar para todos nós por que conhecemos os detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos e a pretensão do governo. Além disso, vimos a importância dessa Frente Parlamentar na defesa das nossas principais problemáticas”, ressaltou Fátima Torres, presidente da Cooperativa Central da Agricultura Familiar (COOFARN) e coordenadora da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES).

Presente na reunião, a deputada Isolda Dantas (PT) autora de um projeto de Lei que abre o mercado de mais de R$ 10 milhões por mês em torno da agricultura familiar no Estado, ressaltou a importância da Frente para o setor. “Essa Frente tem a capacidade de contribuir com políticas públicas nas suas articulações, não só de apontar caminhos, mas de resolver um conjunto de questões que a agricultura familiar tem pendentes ao longo do tempo. E dar um impulso a esse setor”, disse a parlamentar.

O deputado e membro da Frente, Francisco do PT, avaliou a reunião como produtiva. “Foi uma reunião extremamente positiva, especialmente para esse setor tão importante para a sociedade. Aqui discutimos temas de suma relevância para os agricultores familiares e já tiramos uma agenda, onde essas problemáticas serão tratadas”, destacou Francisco.

Durante a reunião, um notícia trazida pelo secretário da Sedraf deixou os produtores animados. “Hoje o Governo do Estado e CONAB anunciaram a existência de recursos alocados para aquisição de sementes para que, no início do período invernoso de 2020, tenhamos a disponibilidade de sementes. Essa era uma reivindicação antiga dos produtores, por que começava o período invernoso e por causa da burocracia não se conseguia entregar essas sementes em tempo hábil”, comemorou Souza.

A próxima reunião da Frente Parlamentar ocorrerá na última segunda-feira do mês de julho e na pauta da discussão estará o Projeto de Lei das Carnes, que vai oportunizar o agricultor ter o credenciamento do selo para comercialização da carne. “Será um grande momento para os agricultores do nosso Estado. Desde já, convidamos todos a participar dessa reunião”, finalizou Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.