Fachin vai levar ao plenário do STF recursos do ‘quadrilhão do PMDB’

O ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), vai levar para o plenário o julgamento de uma série de recursos apresentados por investigados do chamado “quadrilhão do PMDB da Câmara“. Eles não querem que parte do inquérito seja enviada para a primeira instância, em especial para o juiz federal Sergio Moro. Alguns deles, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que estão presos, pedem mais: que o inquérito fique parado no STF enquanto não acabar o mandato do presidente Michel Temer, que vai até 1º de janeiro de 2019.

Fachin também deu prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, caso queira. Ainda não foi definido quando a questão será discutida pelo plenário do STF, composto por 11 ministros.

Em geral, os investigados pediram que Fachin reconsidere a decisão de mandar parte das investigações para os juízes Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curtiba, responsável pela Lava-Jato na primeira instância, e Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. Entre os argumentos usados por eles está o de que, por ser um processo envolvendo Temer, toda a investigação deve permanecer no STF, evitando-se seu fatiamento. As informações são de O Globo.

A denúncia contra Temer só pode ter prosseguimento se autorizada pela Câmara, o que não ocorreu. Assim, Cunha e Geddel entendem que a imunidade do presidente também deve se estender a eles nesse inquérito. Todos foram denunciados em setembro pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Além de Cunha e Geddel, outros também reclamaram da decisão de Fachin em fatiar o inquérito, enviando partes dele para a primeira instância. É o caso do banqueiro André Esteves, do empresário Joesley Batista, dono da JBS, do executivo da empresa Ricardo Saud, e do ex-deputado e ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures.

Fachin também deu cinco dias para que a PGR se manifeste sobre o que pretende fazer com a parte do inquérito que diz respeito a deputados investigados, mas ainda não denunciados. É o caso do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), de Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e de Altineu Côrtes (PMDB-RJ), além do ex-deputado Carlos Willian de Souza. Fachin já tinha dado em decisão anterior o mesmo prazo para a PGR se manifestar sobre o caso do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Além disso, o ministro esclareceu um ponto de outra decisão que dava margem ao entendimento de que ele tinha mandado parte do inquérito dos parlamentares não denunciados ao juiz Sérgio Moro. Como eles têm foro privilegiado para serem processados apenas no STF, Fachin determinou que o magistrado paranaense se abstenha de qualquer providência em relação aos deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.