Fachin envia investigação contra procurador para Tribunal Federal

Resultado de imagem para fachin

Tribunal Regional Federal é foro previsto pela Constituição para cuidar do caso de Ângelo Vilella, suspeito de negociar vazamento de informação para favorecer os irmãos Batista

Por Breno Pires, O Estado de S.Paulo

Além de separar a investigação contra Michel Temer (PMDB) e o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) da que há contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, reconheceu que não cabe mais ao STF conduzir o inquérito contra o procurador Ângelo Goulart Vilella — que atuava na Procuradoria-Geral Eleitoral —, o advogado Willer Tomaz, presos na Operação Patmos, e o empresário e delator Joesley Batista. Fachin decidiu encaminhar o processo para o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), considerando que este é o foro previsto pela Constituição para a investigação de procuradores.

O procurador Vilella é suspeito de negociar propina para passar informação ao Grupo JBS sobre investigação da qual os empresários Joesleye Wesley Batista são alvo, no âmbito da Operação Greenfield. Conforme a delação de Joesley, acionista do grupo, e outros elementos de prova colhidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o esquema teria envolvido a negociação de pagamentos de R$ 50 mil mensais ao procurador. O advogado Willer Tomaz teria participado do esquema, segundo delatores do grupo JBS. As informações são de O Estado de São Paulo.

Fachin disse que só no TRF-3 devem ser analisados os pedidos feitos pelas partes, como pela defesa de Willer, que requereu a revogação da prisão preventiva determinada por Fachin. “Determino o envio com urgência do Inquérito 4.489 e respectivos apensos (Ação Cautelar 4.319, Ação Cautelar 4.320, Ação Cautelar 4.330 e Ação Cautelar 4.331) ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região para adoção das providências cabíveis”, disse Fachin.

Inicialmente, Fachin tinha atendido ao pedido da PGR para abrir investigação contra Vilella, Willer e Joesley no STF por entender que havia relação com o inquérito contra o presidente Michel Temer, o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures. Na decisão desta terça-feira, 30, Fachin entendeu por separar as investigações.

“A despeito da conexão inicial, a evolução das apurações demonstra que já não guiardam relação de conexidade com o objeto deste Inquérito 4.483 ou dos Inquéritos 4.327 e 4.326. Como referi, esses investigados estão, em tese, de conformidade com a narrativa do Ministério Público, envolvidos apenas na suposta obstrução das investigações direcionadas contra o Grupo Empresarial J&F, nada existindo que sugira outra relação com integrantes do Partido do Movimento Democratico Brasileiro (PMDB)”, disse Fachin.

“Como o investigado Ângelo Goulart Vilella exerce a função de Procurador da República no âmbito da 3ª Região da Justiça Federal, embora ao tempo dos fatos estivesse lotado no Gabinete da Procuradoria-Geral Eleitoral e cedido à força-tarefa formada no âmbito da ‘Operação Greenfield’, nos termos do art. 108, 1, ‘a’, da Carta da República, os autos do aludido inquérito devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região”, decidiu o ministro do STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.