Ex-primeira-dama do AM é presa após arrombar boxes de armazenamento

O ex-governador do Amazonas, José Melo (Pros)

Após ser filmada coordenando o arrombamento de boxes de armazenamento, a ex-primeira-dama do Amazonas Edilene Oliveira foi presa nesta quinta-feira (4) e levada à carceragem da Polícia Federal em Manaus, onde já estava o seu marido, o ex-governador José Melo (Pros). Ambos são acusados de comandar desvios milionários na saúde.

Segundo a Polícia Federal, Oliveira e dois familiares foram à empresa Paraguardar no dia 23 de dezembro. Sem as chaves –apreendidas na véspera por uma operação da PF–, ela orientou os funcionários a arrombar dois boxes. Imagens de câmeras de segurança mostram ao menos uma caixa sendo levada por um dos seus acompanhantes.

A PF também afirma que o casal tentou intimidar construtores que fizeram reformas de uma mansão. Um deles disse, em depoimento, ter recebido R$ 500 mil em dinheiro vivo como pagamento por obras. As informações são de  FABIANO MAISONNAVE – Folha de São Paulo.

Ao acatar o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal, a juíza Jaiza Fraxe afirmou que “recaem provas suficientes de materialidade do crime de peculato, do crime de lavagem, do crime de fraude em licitações, do crime de corrupção e do crime de formação de organização criminosa.

PRISÃO PREVENTIVA

Para a juíza federal, “há fortes indícios de que ambos foram os líderes ativos de todas essas infrações penais que geraram rombo nos cofres da saúde do Estado do Amazonas”. Os dois estão em prisão preventiva, ou seja, sem prazo para a soltura.

Além do ex-governador, preso no último domingo (31), três secretários de sua gestão também passaram a virada do ano atrás das grades: Afonso Lobo (Fazenda), Wilson Alecrim (Saúde) e Evandro Melo (Administração).

As investigações sobre desvios na saúde começaram em setembro de 2016. Ao menos R$ 50 milhões de repasses do governo federal teriam sido roubados, segundo o MPF.

Em maio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou Melo por compra de votos para a sua reeleição, em 2014. Em agosto, houve novas eleições no Amazonas, com a vitória de Amazonino Mendes (PDT).

A reportagem tentou entrar em contato com um dos advogados de Melo, mas não houve resposta. Nos autos, o ex-governador é citado dizendo que não há provas contra ele e que “tudo não passa de ‘fofocas de blogs'”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.